“Estamos nas mãos dos usineiros”
Esta foi uma das declarações do presidente da Assovale (Associação Rural Vale do Rio Pardo), Tomaz Pereira, durante palestra realizada na noite de quinta-feira, 29, no Club Hípico para produtores de cana de Colina e região.
O palestrante, que também é agropecuarista, criticou o poder de negociação das usinas que impõem valores, não informam claramente o teor de açúcar e tão pouco a pesagem do produto. Pereira cobrou uma atitude mais participativa do produtor rural para contestar e reivindicar seus direitos.
“O produtor deve contestar quando a usina estabelece o corte tardio da cana, isso porque o canavial fica vulnerável às pragas. Da mesma forma associar-se à instituições que possam acompanhar de perto a pesagem da cana e o teor de sacarose, que determina o preço final do produto. Um departamento jurídico especializado deve verificar isso de perto”, destacou Tomaz Pereira que acrescentou, “quando se fala em usina a gente tem a impressão que está no colo de uma mãe, que não é a tua mãe”.
Apesar da imposição em estabelecer preços, o presidente da Associação Rural Vale do Rio Pardo afirmou que as usinas estão mais doentes do que sadias. Lembrou que muitas delas estão atoladas em dívidas, pois investiram em novas unidades com recursos do BNDES e estão quebrando porque não fizeram um levantamento de produtividade na área de atuação.
Ele também chamou a atenção para a concorrência desleal internacional, como os países asiáticos e europeus, onde o agricultor tem subsídio do governo. “Com o Real desvalorizado, estão migrando para o Brasil com o subsídio de seus governos. Portanto, o produtor rural deve abrir bem os olhos. Acompanhar de perto o seu negócio, capitalizar-se pois a crise está aí. E não se esqueça, é preciso unirmos forças para brigar pelos nossos direitos”, finalizou Tomaz Pereira.
O evento foi coordenado por Marco Antônio de Queiroz que agradeceu a direção do Club Hípico, os participantes e principalmente o palestrante por esclarecer e alertar os produtores rurais sobre o importante tema.
Produtores rurais durante palestra no Club Hípico.
Marco Queiroz e o palestrante Tomaz Pereira, presidente da Assovale.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie