Secretaria de Meio Ambiente conquista licença para Estação de Esgoto
A Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente comemora a importante conquista da Licença de Operação emitida pela Cetesb para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), situada na Rodovia Renê Vaz de Almeida, na Vila Guarnieri. O local também obteve a outorga junto ao DAEE.
As licenças conferem a viabilidade ambiental da ETE assim como sua operação e permitem o legal funcionamento das atividades até setembro de 2020, com a possibilidade de renovação do prazo.
O processo para a conquista das licenças ambientais foi iniciado há aproximadamente 28 anos, pelo engenheiro Jaci Salim Paro, atualmente secretário de Planejamento e Meio Ambiente.
Ele ressaltou que, esta é uma grande conquista para o município, para os colinenses e, em especial, para sua vida profissional. “É com grande satisfação que acompanhamos essa luta desde o início e trabalhamos imensamente para atingir este objetivo”.
“Vários projetos foram realizados e diversas medidas de controle ambiental foram atendidas, durante todo o processo para a conquista da Licença de Operação. Hoje, nosso sistema atende a todas as normas vigentes de tratamento de esgoto, deixando a água em condições satisfatórias para devolvê-la ao meio ambiente”, destacou o Secretário.
Vale destacar que a Cetesb exige que a redução de carga orgânica seja em torno de 80% e a ETE da Vila Guarnieri está tratando o esgoto da cidade com 75% de eficiência.
ATERRO SANITÁRIO TEM LICENÇA RENOVADA
Outra importante conquista do município também foi a renovação da licença de operação do aterro sanitário, que fica na Estrada Municipal “Vereador Benedito Stramasso’’. A permissão, concedida pela Cetesb, é válida até 2017.
A renovação da licença atendeu todas as exigências estabelecidas pelo órgão licenciador, respeitando a sustentabilidade ambiental. “O aterro sanitário é a melhor forma de destinação final dos detritos sólidos gerados nas residências e pequenos estabelecimentos comerciais que são recolhidos na coleta de lixo”, explicou Jaci Paro.
O prefeito Mi destacou que a licença garante uma condição segura para o município continuar com a operação do aterro sanitário. “O descarte inadequado do lixo doméstico pode ser uma ameaça ao meio ambiente e à saúde pública, comprometendo a qualidade de vida da população”, finalizou.
ETE da Vila Guarnieri está totalmente legalizada perante a Cetesb e Daee.
Aterro sanitário tem licença renovada até 2017.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie