Barretos sediou encontro nacional de heveicultura
Aconteceu quinta e sexta, dias 19 e 20, em Barretos, o IV Encontro Técnico Nacional de Heveicultura que reuniu cerca de 500 participantes dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo que participaram de atividades técnicas, palestras sobre vários aspectos da cultura, como plantio, pragas e sangria, até custo de produção e mercado da borracha natural.
O evento, lançado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, no último dia 7 aconteceu no auditório da Unifeb e teve início quinta, às 9h, com abertura do secretário de agricultura, Arnaldo Jardim.
O evento despertou interesse nos produtores de outros Estados e passou a ser realizado a nível nacional. “Além de palestras, ministradas por profissionais com amplo conhecimento no setor de heveicultura, o encontro foi uma oportunidade para a troca de experiências entre produtores e conhecimento dos resultados de pesquisas realizadas no estado e no Brasil”, explicou Paulo Brito, diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos.
Os participantes vão visitaram estandes com produtos e equipamentos destinados à cultura de seringueira e de mudas produzidas em bancada e substrato, já atendendo a legislação pioneira do novo sistema de produção (Resolução SAA 23, de 26/6/125), que mostra preocupação com relação à qualidade genética e sanidade das mudas produzidas no Estado.
O Estado de São Paulo é o maior produtor nacional de borracha natural e no ano passado produziu 92.993 toneladas de látex, representando 54,22% da produção do país. Atualmente o Estado possui mais de 90 mil hectares de área plantada, com aproximadamente 14 milhões de pés em produção e mais de 4,5 milhões de novos pés, distribuídos entre 2,5 mil pequenos, médios e grandes produtores, empregando cerca de 15 mil trabalhadores.O encontro teve apoio do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, Unesp e Apotex - Associação dos Produtores de Látex do Brasil.
Plantadores de seringueira vão debater as perspectivas e desafios do setor durante encontro, que começa hoje em Barretos.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie