Corte de jatobá gera polêmica nas redes sociais
O corte de árvores sempre gera muita polêmica e foi o que aconteceu na última sexta-feira, quando as imagens do jatobá cortado na Alameda 6, da Nova Colina, foram postadas nas redes sociais
A árvore tombada gerou um protesto virtual que acabou até com a vinda da EPTV, que gravou matéria no local com os moradores e que até o fechamento desta edição, na terça-feira, ainda não tinha ido ao ar.
A reportagem também esteve no local e registrou a indignação dos moradores, como do lavrador Arnaldo Rodrigues, de 74 anos, que mora na Nova Colina há quarenta anos. Ele disse que não estava em casa quando o corte aconteceu e quando chegou o jatobá já estava no chão. “Senti uma profunda tristeza que se transformou em lágrimas, não só minha, mas dos vizinhos também. Quando mudei para cá a árvore já existia e durante quatro décadas sempre fez parte da paisagem, servindo de sombra, contribuindo para refrescar o ambiente e de morada para os pássaros. Agora, sem ela, não sei... parece que tudo ficou diferente, mais triste e sem brilho”, desabafou o morador.
O professor Renato Molleiro indignou-se com o corte do jatobá e a aula na sexta-feira, dos alunos do 1º A e 1º B da EE “Prof. Darcy Silveira Vaz”, foi realizada no local do corte, com a árvore que ainda não tinha sido retirada. “Fomos caminhando até lá para ver de perto o que aconteceu. Estes exemplos estão na contramão do que ensinamos. Ao invés de plantarmos estamos decepando as árvores, que são muito importantes ao ambiente e que temos o dever de preservar”, contou Renato que com uma trena mediu as dimensões da árvore, que tinha 1,38m de diâmetro, 3,80m de perímetro e 0,97m de cerne (parte interna do tronco).
O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaci Salim Paro, disse que o jatobá estava no caminho de uma galeria que será construída no local e irá atender o Parque Morumbi e o Jardim Nova Colina. “A compensação foi feita com o plantio de cinco árvores, que já estão formadas, em outro local. Essa compensação consta no processo e já foi executada pela prefeitura”, explicou Paro. A madeira do jatobá será usada em serviços urbanos e até disponibilizada no reparo de pontes.
IPÊ NÃO RESISTIU
O vendaval na noite de terça-feira, 17, provocou a queda de um enorme pé de ipê roxo que ficava no canteiro central da Av. Ângelo Martins Tristão. A árvore caiu sobre uma das vias (foto). A Prefeitura foi acionada para as providências.
Alguns pequenos galhos atingiram um veículo, mas não caracterizou danos materiais. Os moradores vizinhos já haviam solicitado o corte da árvore há alguns anos temendo justamente a possibilidade de vir a cair. Técnicos da prefeitura estiveram no local, atestaram a condição precária da árvore, mas o corte não foi realizado.
Morador da Nova Colina dá entrevista à EPTV próximo ao pé de jatobá que foi cortado.
Pé de ipê que caiu sobre uma das vias da avenida com ventania da noite de 3ª feira.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie