Concurso ensina que preconceito precisa ser combatido
Uma das bandeiras do Rotaract é contra o preconceito e todos os anos, desde 2012, o grupo de jovens promove concurso na EMEF “Henrique Ernesto Paro”, na Cohab 1, desenvolvido em sala de aula com os alunos que confeccionam desenhos e redações sobre o Dia da Consciência Negra.
Desta vez o 4º Concurso “Rotaract contra o Preconceito”, realizado no mês de novembro, teve a participação de mais de 100 alunos da 4ª e 5ª séries, com idade entre 9 e 10 anos. Os mais novos elaboraram os desenhos e os mais velhos as redações, sendo selecionados 4 trabalhos, 2 de cada categoria. Os desenhos são escolhidos pelo Rotaract e as redações ficam a cargo das professoras e diretora da escola.
“São selecionados os trabalhos que traduzem melhor a importância de lembrarmos o passado, que tanto mal causou aos escravos, para não cometermos os mesmos erros que ainda perduram com atos de racismo e preconceito”, explicou Éverton Teixeira Minato, diretor de projetos do Rotaract e idealizador do concurso.
Os autores dos desenhos selecionados são Nayara Soares Crispim e Bruno Aflizio dos Santos. As redações que mais expressaram o propósito do concurso foram escritas pelos alunos Laís Vitória Meneghelo e Henrique Paschoal de Paula. Cada um deles ganhou um prêmio lúdico, contendo diversos itens para o aprendizado e panetone. A premiação foi entregue no último dia 19, véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, data que inspirou a criação do projeto.
As reuniões do Rotaract são abertas aos jovens de 18 a 30 anos que queiram participar e acontecem aos sábados, às 19h, na sede do Rotary. O principal objetivo é o aprimoramento dos participantes e criação de projetos que ajudem a comunidade. Veja os trabalhos ganhadores do concurso no site
Diretora Lúcia e Éverton, representante do Rotaract, com os alunos selecionados.
Trabalhos selecionados.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie