PM distribui “bafômetro descartável” para evitar acidentes no final de ano
Nas festas e confraternizações de final de ano todo mundo acaba cometendo excessos, principalmente na ingestão de bebida alcoólica que se torna uma combinação perigosa quando aliada à direção.
A recomendação é que se beber não dirija, mas infelizmente a grande maioria das pessoas não segue essa dica e acaba dirigindo alcoolizada, causando acidentes que aumentam nesta época do ano.
A PM local deu início na segunda-feira, dia 21, a campanha “Direção Segura” que consiste na distribuição de “bafômetros descartáveis” nas operações de trânsito e nos locais com maior concentração de pessoas para que o próprio motorista faça o teste e avalie se está em condições de dirigir ou não.
“O etiloteste químico, chamado de bafômetro descartável, é auto-explicativo e contém todas informações de como ser usado corretamente. O usuário deve encher a embalagem e deixar o ar sair para que o resultado, em forma de cristais, seja interpretado”, explicou o sargento Éder Ferreira da Silva, comandante do grupamento colinense, que acrescentou também, “que quando os cristais do reagente alteram sua cor do amarelo (resultado negativo) para o verde significa que a concentração de álcool é igual ou maior que 0,05 mg/L. Se a coloração verde ultrapassar o anel central do tubo, que acompanha o teste, o resultado será superior a 0,30 mg/L”.
O Conselho Nacional de Trânsito, através da resolução nº 432, de 23/1/13, determina que no teste do etilômetro, que identifica a presença de álcool no ar expirado, o motorista que apresentar resultado entre 0,05 a 0,33 mg/L está cometendo infração de trânsito passível com multa. Nos casos que esse percentual seja igual ou superior a 0,34 mg/L o motorista é preso em flagrante por crime de trânsito e só é liberado mediante o pagamento de fiança, estabelecida pela autoridade policial. O veículo também é retido até apresentação de condutor habilitado, que também é submetido à fiscalização. No caso da não apresentação do condutor o carro é encaminhado ao pátio. A CNH do motorista também é retida.
O usuário deve aguardar dois minutos após a realização do teste para que a reação química seja processada. O usuário também deve comparar o tubo com as gravuras explicativas, que apontam se o resultado foi negativo ou positivo. A PM também vai intensificar o uso do bafômetro nas operações de trânsito realizadas no final de ano.
Sargento Eder, comandante da PM colinense, com o teste que está sendo distribuído na cidade.
O teor de álcool no ar expirado passa por uma reação química que aponta se o motorista está embriagado.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie