Guarani encerra safra em dezembro com bom desempenho
Apesar das condições climáticas desfavoráveis e da atual conjuntura econômica, a Guarani encerrou o ciclo deste ano com um bom desempenho. A previsão é de que a produção de etanol seja de 650 milhões de litros e de açúcar de 1,4 milhões de toneladas.
A notícia foi divulgada na manhã de sexta-feira, dia 11, durante evento de encerramento da safra direcionado aos 1,5 mil fornecedores de cana, realizado no Berrantão, em Barretos. A Guarani, que pertence ao Grupo Tereos e tem sete unidades no interior do Estado, uma delas sediada em Colina, também anunciou que safra 2015/2016 será encerrada neste mês e a previsão é moer 19,7 milhões de toneladas de cana.
Os fatores que contribuíram para o bom desempenho da companhia fez parte do discurso de Jacyr Costa Filho, diretor da Divisão Brasil do Grupo Tereos. “O Governo de Minas Gerais decidiu, no final de dezembro do ano passado, elevar o ICMS da gasolina de 27 para 29% e reduzir o do etanol de 19 para 14%, criando um diferencial de 15% entre o combustível fóssil e o renovável, o maior do Brasil. Esta medida foi importante porque São Paulo e Minas Gerais representam 47% do consumo de combustível no país. Estes fatores estimulam a demanda por etanol, que aumentou nesta safra em torno de 40% em comparação com a safra passada, explicou Jacyr que também comentou que nesta safra foi apresentado o primeiro déficit após cinco anos consecutivos de excedentes de produção. “Isto impulsionou as cotações do produto que, aliado ao enfraquecimento do real, acarretou uma alta no preço de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado”.
Vários políticos do cenário nacional participaram do evento, como o senador Aloysio Nunes Ferreira, deputado federal Arlindo Chinaglia, secretário de Transportes Duarte Nogueira. Também houve palestra com o engenheiro agrônomo Alexandre Mendonça de Barros, consultor especialista no setor de agronegócios, sobre as perspectivas de setor sucroenergético brasileiro.
Diretor Jacyr Costa Filho discursa durante reunião de encerramento da safra realizada no Berrantão, em Barretos. Ferdinando Ramos
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie