Saúde confirma os primeiros 4 casos de dengue do ano
Os primeiros casos de dengue deste ano foram confirmados na última semana de fevereiro em bairros diferentes da cidade. Os quatro resultados positivos foram registrados na Vila Junqueira, Jardim Santa Lúcia, Pedreira e Vila Hípica.
Fevereiro também teve 106 notificações e a Secretaria de Saúde está realizando, por conta própria, os testes rápidos que têm 99% de eficácia, sendo que em 40 deles o resultado foi negativo. Em janeiro foram registrados 36 casos suspeitos.
PROBLEMA GRAVE
O Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto, não está realizando os exames e a aquisição dos kits foi a solução encontrada para dar sequência as ações de combate que precisam ser direcionadas caso haja a confirmação de casos. Uma reunião com os representantes do Instituto Adolfo Lutz foi realizada ontem na Divisão Regional de Saúde, em Barretos, que teve a participação de Colina.
“O Estado não tem esses kits para fornecer, então estamos realizando os testes para direcionar o trabalho, que continua o mesmo. Quando a suspeita se confirma é feito o bloqueio nos quarteirões ao redor do caso positivo, eliminação de criadouros e a busca ativa”, explicou a nova secretária Camila Benetti que informou também que as nebulizações estão ocorrendo. A Secretaria adquiriu um novo equipamento para realizar a aplicação de inseticida. O Instituto Adolfo Lutz também só está realizando o exame que detecta o zika vírus em gestantes, então não há como saber se Colina já tem algum caso da doença.
As pessoas que apresentarem o sintoma de dengue devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto de casa ou o Pronto Socorro, que receberão um papel para realizar o teste rápido no laboratório municipal. O exame deve ser feito no 6º dia após o aparecimento dos sintomas. “É muito importante a pessoa fazer o exame porque é através dele que agimos no foco do problema, evitando que mais pessoas sejam contaminadas pelo vírus e contraíam a dengue”, finalizou Benetti.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie