‘‘Apesar de defasagem de 5,2%, efetivo da PM é privilegiado’’
A mudança de policiais no Grupamento colinense já foi notada pela população, que há alguns meses passou a conviver com novos rostos após a aposentadoria de PMs que passaram quase toda a carreira trabalhando em Colina.
A falta de policiais no Grupamento colinense também sempre foi questionada pela população, principalmente com a onda de assaltos ao comércio, ocorrida recentemente, quando o assunto retornou aos debates. A comunidade sempre reivindicou o aumento do efetivo já que o número maior de policiais nas ruas acaba coibindo a ação dos bandidos.
A reportagem solicitou informações ao Comando do 33º BPMI, que informou: “o Grupamento da PM em Colina possui efetivo fixado de 19 policiais e um efetivo existente de 18 PMs, representando 5,2% de defasagem, encontrando-se em situação privilegiada comparando-se ao total de claros existentes em toda a Polícia Militar do Estado, que é de 5,7% e do Batalhão que é de 12%”. Acrescentou, “os cálculos são feitos a partir de bases reais, ou seja, a partir do efetivo previsto em lei e do efetivo existente, após levantamento minucioso da situação, abordando-se os dados e aspectos necessários mediante 4 critérios, que são cumulativos. Colina está na faixa populacional I por possuir população até 25.000 habitantes e ainda pertence a faixa mínima, encontra-se no parâmetro II que é de 7.001 até 25.000 habitantes, ou seja, efetivo mínimo de 7 PMs acrescidos de 1 PM para cada 1.500 habitantes (baseia-se 72% do efetivo). Ainda se baseiam nesse critério a população pendular (10% do efetivo), índice de criminalidade (11%) e peculiaridade local (7%)”.
O Batalhão também explicou que a substituição aos policiais que se aposentam ocorre mediante prévio planejamento da Corporação e de modo que não haja prejuízo ao policiamento. “O efetivo é ajustado paulatinamente, remanejando-se, prioritariamente as vagas não preenchidas, as que forem abertas com a saída de policiais do serviço ativo, as resultantes de reestruturação das funções administrativas dos órgãos policiais militares e as vagas de segurança externa de estabelecimentos prisionais”, finalizou o comando do Batalhão sediado em Barretos.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie