Digital vai identificar eleitor em outubro
Os eleitores que fizeram o cadastro biométrico serão identificados pela digital nas próximas eleições. Tudo indica que a informação, repassada pelo Cartório Eleitoral, se confirme mesmo que uma pequena parte do eleitorado esteja cadastrada no novo sistema da Justiça Eleitoral.
Desde que o cadastro foi aberto, em setembro do ano passado, apenas 1.956 eleitores de Colina e 600 de Jaborandi procuraram o Cartório, o que representa 13,18% do eleitorado colinense e 11,66% do jaborandiense. A porcentagem usou como base o número de eleitores que aumentou nos dois municípios após o fechamento do sistema no início de maio. Colina tem 14.836 eleitores e Jaborandi 5.142.
Apesar disso o eleitor que já possui identificação biométrica terá que apresentar o título ou um documento de identificação com foto na hora de votar. “A digital vai confirmar a identidade do eleitor na urna eletrônica. Os modelos usados em Colina, que são de 2009, já são com biometria só não estavam adaptados para o novo sistema”, explicou o Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório Eleitoral
O cadastro biométrico, que terminou no dia 4 de maio, foi interrompido e só será retomado após as eleições, com agendamento do horário no site www.tre-sp.jus.br.
O Cartório informou que 1.844 títulos foram cancelados na 178ª Zona Eleitoral, a maioria deles (1.553) de Colina e 291 de Jaborandi. “Isso acontece porque o eleitor deixou de votar em três turnos seguidos e não justificou a ausência. Ele não conseguirá votar e só poderá regularizar a situação quando o cadastro eleitoral for reaberto em novembro”, explicou Carlos. Acrescentou, “a quitação eleitoral pode ser feita a qualquer momento por quem intercalou as ausências. Neste caso o título não foi cancelado e o valor da taxa por turno não votado é R$ 3,51”.
CONVOCAÇÃO E REUNIÃO
A partir de julho os 208 mesários que trabalharão na eleição começarão a receber a convocação pelo correio, que deverá ser apresentada no Cartório para que a nomeação seja retirada. Cada uma das 52 seções, 38 de Colina e 14 de Jaborandi, terão 4 mesários. No dia 18 de julho o Cartório também realiza reunião com os representantes dos partidos.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie