Bandidos furtam estátua de bronze do cemitério
Alvo de ladrões de placas de bronze das sepulturas, de vandalismo e até do furto de equipamentos da administração, cometido há menos de 2 meses, agora as obras de arte dos túmulos, no Cemitério Municipal, estão chamando a atenção dos ladrões.
Um dos túmulos mais antigos e bonitos do local teve a escultura de bronze, de quase 1,5m de altura e cerca de 100kg, arrancada do jazigo da Família Alfredo Simões de Campos, que retratava a passagem bíblica de José e Maria fugindo para o Egito, carregando o Menino Jesus. A peça furtada foi de Maria e o Salvador montados em um jumentinho. Na ação, provavelmente cometida durante a madrugada, os bandidos tiveram o cuidado de tirar a grade que cercava o túmulo e colocá-la no mesmo lugar antes de ir embora.
O administrador Eugênio José Borges Donini não sabe se a escultura realmente é de bronze porque quem tinha essa informação é um dos familiares que encomendou a obra e está sepultado no local. “É quase certeza que a escultura era de bronze porque antigamente usava-se somente este tipo de material, principalmente para trabalhos que iriam ornamentar túmulos. Acredito que os autores do furto devem ter ganhado um bom dinheiro, revendendo a imagem no comércio de arte sacra”.
A Administração do Cemitério foi alertada do sumiço da escultura no último dia 29 por duas visitantes e imediatamente comunicou à responsável pelo túmulo. No jazigo só restou a escultura de José, que foi retirada pelos funcionários do cemitério e será entregue à família antes que também seja levada pelos bandidos.
O administrador dá o mesmo conselho às famílias proprietárias de túmulos com esculturas de bronze porque existe a possibilidade delas também sumirem da noite para o dia.
A estátua de bronze (acima) como era antes do furto e como o túmulo ficou após o ocorrido (abaixo). A escultura de São José também já foi retirada e será entregue à família proprietária do jazigo.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie