Obra ‘O fogo de uma terra’, de Fernando Naviskas, representa a 61ª Festa do Peão de Barretos
O fogo de uma terra. É assim que o artista plástico Fernando Naviskas nomeou a obra que representará a 61ª Festa do Peão de Boiadeiros de Barretos, que acontece entre os dias 18 e 28 de agosto. O tradicional cartaz é produzido desde a primeira edição do evento, em 1956.
Para produzi-lo, o artista escolheu a figura icônica do peão e o cavalo, que são as imagens mais representativas da festa, segundo Naviskas. “A relação da minha obra com o tema é bem forte, pois temos os mesmos ingredientes. Sou um artista que ressalta a luz, energia e o movimento, e a festa tem tudo isso”, ressalta.
O cartaz é composto por tons de fogo no chão. No céu, o artista retratou o forte sol, o calor da arena e da própria cidade. A figura do peão e o cavalo se destacam em meio a esse cenário. “Este trabalho foi muito especial para mim, porque é uma comunhão com a minha cidade natal, uma relação emocional profunda, de grande amor, que vale muito mais do que expor em uma galeria”, conta Naviskas.
O artista
O barretense, nascido em agosto de 1961, cursou bacharelado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e licenciatura em Educação Artística pela Faculdade Marcelo Tupinambá. O amor pela arte, no entanto, surgiu quando Fernando Naviskas ainda era criança e sua principal ocupação era o desenho.
Atualmente, a pintura do artista é caracterizada pela explosão de cores, energia e emoção presentes em todas as suas obras. Dentre tantas influências, destaque para impressionismo e expressionismo em seu trabalho.
As obras de Naviskas já foram expostas em diversas galerias e mostras - individuais e coletivas - em países como França, Sérvia, Alemanha, Estados Unidos, Japão e Ilha da Madeira. Hoje, conta com centenas de colecionadores espalhados por todo o mundo.
Fernando Naviskas ao lado do presidente de Os Independentes Hussein Gemha Júnior durante a apresentação do cartaz (Foto: Divulgação)
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie