Colina não terá vacinação antirrábica
Apenas 42 municípios do Estado realizam a campanha de vacinação contra a raiva animal em cães e gatos, sendo que Barretos e Ribeirão Preto estão entre as escolhidas pelo Ministério da Saúde porque têm o vírus da raiva circulante.
A última campanha em Colina aconteceu em 2009 e neste ano, novamente, a vacinação não será realizada. “A campanha só ocorre quando o vírus da raiva se encontra circulante, o que não é o caso de Colina. Os morcegos encontrados pela população estão sendo encaminhados para análise do Instituto Pasteur, em São Paulo. Todos os exames feitos até agora foram negativos para a raiva”, informou Leandro M. Boca, chefe da Vigilância Sanitária.
Ele explicou que os morcegos encontrados não devem ser manipulados de forma alguma. “O morador deve acionar imediatamente a Vigilância Sanitária para recolher o morcego, que será encaminhado para análise. Como, até o momento, não temos o vírus circulante não há previsão de campanha, que só ocorre quando o resultado do exame para raiva é positivo”.
Como a vacinação da rede pública não tem data para ocorrer, os proprietários devem procurar as clínicas particulares para imunizar os animais de estimação, que devem ser vacinados anualmente.
No ano passado, São Paulo ficou sem campanha de vacinação porque não recebeu vacinas do Ministério da Saúde. Em 2010, a campanha foi suspensa em todo o país depois que 210 cães e gatos apresentaram reação à vacina e morreram.
Postado em 23/03/2012
Por: A Redação