Colinense é a 1ª colocada estadual no concurso “Parlamento Jovem”
Os professores Suzel e Renato com a estudadnte Larissa.
A estudante Larissa Fulaneti de Almeida, de 17 anos, do 3º Ano do Ensino Médio na EE “Prof. Darcy Silveira Vaz”, está vivendo um sonho desde o dia 19 de agosto quando soube que seu trabalho foi o primeiro colocado de todo o Estado no concurso “Parlamento Jovem Brasileiro”.
Ela foi a única estudante interessada em participar do concurso e usou como inspiração o Projeto Gota D’Água, existente na escola desde o ano passado. As adaptações para transformá-lo num projeto de lei, regra da primeira fase do “Parlamento Jovem”, foram recebidas da professora orientadora Suzel Jirardi. As correções foram feitas pela professora de Língua Portuguesa, Valéria Bizare. A inscrição e o trabalho foram enviados no mês de junho à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, responsável pela pré-seleção na primeira fase do concurso. Na avaliação foram usados vários critérios, entre eles a clareza, precisão, ordem lógica e relevância.
O trabalho transformado em projeto de lei, propõe a obrigatoriedade na instalação e uso de equipamento pluviométrico nas escolas públicas e privadas de Educação Básica, como estratégias que promovam mudanças de hábito na população acostumada a consumir água em abundância e com desperdício.
No mês de julho foi divulgado o resultado, e o trabalho da aluna colinense ficou entre os 44 finalistas a nível estadual. Na próxima etapa o projeto, obteve nota 94, e ficou em 1º lugar entre os 11 classificados para representarem o Estado em Brasília. Em todo país são 78 estudantes que tomam posse e atuam como deputados jovens.
EXPERIÊNCIA ÚNICA
Como prêmio Larissa vai viver o dia a dia dos parlamentares em Brasília com todas as despesas de hospedagem, alimentação, transporte aéreo e traslado custeadas pela Câmara dos Deputados por cinco dias, no período de 25 a 30 de setembro.
“É tudo novo, sairei de uma cidade pequena como a nossa para viver uma das melhores experiências da minha vida. Sem contar que será a minha primeira viagem de avião e de estadia na capital federal. Não vejo a hora desse sonho começar”, relatou Larissa que está na maior expectativa para que o dia da viagem chegue logo, mas antes a direção da escola já fez a sua matrícula online no curso à distância “A Escola na Câmara”, que irá prepará-la para viver a jornada de simulação parlamentar em Brasília.
A diretora Lúcia Brunozi lembrou que além da escola e do Estado de São Paulo, a aluna também representa a Regional de Ensino de Barretos. “O resultado é um orgulho para a escola, incentivo para alunos e também para os professores. O sucesso de um é de todos porque o trabalho é realizado em equipe. Quando há empenho a gente chega lá”, destacou Lúcia.
INSPIRAÇÃO
Diante da crise hídrica que em 2015 colocou o país em estado de alerta, o professor de Biologia, Renato Molleiro, implantou o pluviômetro na escola com objetivo de sensibilizar os alunos, tornando-os multiplicadores do uso racional da água.
“Já que teve esse reconhecimento a nível estadual, nossos representantes deveriam abraçar o projeto e implantá-lo nas escolas do município. Através do Gota D’Água os alunos fazem a conexão do índice pluviométrico com o abastecimento público, desenvolvendo a consciência do uso racional e que é preciso economizar para não faltar”, esclareceu Molleiro, criador do projeto. O concurso Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente em todo o país desde 2004.
Larissa de Almeida vencedora do concurso a nível estadual.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie