Dia 18 – Sábado
INÍCIO DA FESTA DE SÃO JOSÉ no Lar Paroquial
19h – Missa na matriz
Dia 19 – Domingo – DIA DE SÃO JOSÉ NOSSO PADROEIRO
08h – Missa na matriz
09h30 – Missa com as crianças na matriz
18h – Procissão e missa na matriz em louvor a São José
Dia 21 – Terça-feira
19h30 – Via-Sacra saindo da matriz até a Comunidade Santo Antônio – Nosso Teto
Dia 22 – Quarta-feira
19h30 – Missa com novena na matriz
DESAFIOS DO BIOMA AMAZÔNIA
Entre os desafios relacionados à preservação da Amazônia estão: as queimadas, que ocorrem para a abertura de pastagens para o gado ou áreas agrícolas (principalmente para o cultivo de soja), alteram o clima e ampliam o efeito estufa no planeta; o uso de mercúrio pelos garimpeiros, o que contamina os rios e os peixes, afetando a sobrevivência das tribos que moram no local; a destruição de nascentes e das florestas que protegem os rios; a poluição das águas pelo uso dos rios como esgotos não canalizados; o desmatamento ilegal e predatório, que desencadeia um desequilíbrio no ecossistema da região; e o uso inadequado do solo, que leva ao seu desgaste precoce e necessidade de abertura de novas frentes de desmatamento.
Uma das consequências do desmatamento da Amazônia é a seca causada em outras partes do país, pois a umidade da vegetação deste bioma ajuda a regular a quantidade de chuvas em outras regiões, inclusive a nossa.
A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de Km² e possui 1.100 afluentes. Esse bioma também abriga a maior reserva de madeira do planeta.
Segundo dados de 2016, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), houve uma redução no processo de desmatamento da Amazônia. Contudo, seu estancamento está longe de acontecer e já ultrapassa 700.000 km² de desmatamento.
Pe. José Roberto Alves Santana
Pároco
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie