Gabriel Diniz de Carvalho Franco foi o doador das terras ao município

Reprodução da foto de Gabriel Diniz de Carvalho Franco.

Gabriel Diniz de Carvalho Franco (foto) nasceu em São José do Morro Agudo em 1843. Era filho de Inácio Antônio Franco e de Mariana Emília Junqueira de Carvalho, filha esta do Alferes João José de Carvalho e de Helena Fausta Diniz Junqueira.

Adolescente, assinava Gabriel Antônio Franco, mas devido à confusão de correspondência com outro parente, adotou o sobrenome de seus avós maternos, passando a assinar Gabriel Diniz de Carvalho Franco.

Casou-se em Batatais, em 1863, com Maria Osória Corina Franco, filha do Tenente José Antônio da Silva e Souza e de Mariana Osória Pereira de Lima, da Fazenda Santa Bárbara.

Foi proprietário da Fazenda “Cruzeiro”, no município atual de Orlândia. Fazendeiro abastado, tinha negócio em Barretos, Batatais, Cajuru, Arraial do Chapéu (hoje S. José do Morro Agudo), Jaborandi, Colina e outras localidades.

Gabriel Diniz veio para Jaborandi em 1871, onde foi influente, na época possuidor da Fazenda Palmares, de onde com o auxílio de um engenheiro separou as terras doadas e outras mais.

Gabriel Diniz de Carvalho Franco filho de fazendeiro abastado, suas terras, que abrangiam diversas cidades, inclusive Jaborandi; e como já se sabe foi devido a insistência de Jaime Nicolau Martins que Gabriel Diniz doou 30 alqueires para o patrimônio de São Gabriel Arcanjo, nome esse dado em agradecimento ao doador. Essa doação foi feita no ano de 1903 e a escritura foi lavrada após 5 anos, em outubro de 1908.

Celebrou bodas de ouro em 1913 na sua Fazenda Cruzeiro, com uma festa memorável que durou 3 dias, comparecendo pessoas gradas de todos esses lugares.

Militou na política de Barretos ao lado do Cel. João Carlos de Almeida Pinto, contra Silvestre de Lima e seu próprio cunhado, Cel. Antônio Marcolino Osório de Souza. O casal teve 13 filhos: Mariana, Maria Osória de Carvalho Franco, José Antônio de Carvalho Franco, Inácio Antônio Franco, Gabriel Jorge Junqueira Franco, Olívia Rosa Franco, Olivier Osório Franco, Ovídio Junqueira Franco, Hemídio (ou Hermilo) Franco, Adalberto Junqueira Franco, Saulo Junqueira Franco, Francisco Solano e Emyrene Junqueira Franco.

Gabriel Diniz de Carvalho Franco faleceu em 05/06/1916 e sua esposa sobreviveu muitos anos, falecendo em Colina, na residência de seu filho Saulo, aos 103 anos de idade.

Extraído do livro “Raízes de Jaborandi”, escrito pela saudosa Syria Drubi, em 1998.

A saudosa escritora Syria Drubi à época do lançamento do livro “Raízes de Jaborandi”.


Postado em 18/03/2017
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:424
Ontem:354
Total:152.364
Recorde:10.653
Em - 14/09/24