Mutirão de Prevenção do Câncer Colorretal acontece no Hospital de Câncer de Barretos
Serão realizadas 50 colonoscopias, além de palestras gratuitas e esclarecimento de dúvidas para a população
Trabalhando em prol do combate ao câncer colorretal e da conscientização a respeito de sua prevenção, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) promove, em 25 de março, a partir das 8h, o 9º Mutirão para a Prevenção do Câncer Colorretal. Esta edição ocorrerá no Hospital de Câncer de Barretos, em Barretos (SP), no Pavilhão Vitor e Leo, realizando 50 exames de colonoscopia em pacientes pré-selecionados.
O Dr. Lix de Oliveira, presidente da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, explica que os testes serão aplicados em indivíduos, entre 50 e 65 anos, com resultado positivo na pesquisa de sangue oculto nas fezes (FIT) e que não fazem parte de nenhum grupo de risco para a doença.
“Incluímos estes pacientes em programa de acompanhamento. Após o evento, passarão por novas colonoscopias dentro do prazo previsto por diretrizes internacionais. Se um câncer for diagnosticado, encaminharemos para tratamento. Usamos o Mutirão como uma ferramenta que nos permite identificar lesões pré-malignas e o câncer precocemente, aumentando a chance real de cura”, conta.
Toda a população e médicos do Hospital de Câncer de Barretos também estão convidados a participarem de palestras gratuitas. Às 10h, Dr. Lix de Oliveira ministrará aula sobre a prevenção do câncer de cólon e reto; em seguida, Dra. Denise Peixoto Guimarães, membro da Comissão de Mutirões e Prevenção de Câncer Colorretal da SOBED, discorrerá a respeito do rastreamento da doença no Brasil, focando no porquê de fazê-lo.
Oliveira destaca que é fundamental conscientizar população e médicos sobre o câncer colorretal. “Ele é passível de prevenção, então, por meio de informação de qualidade e correta, conseguimos diminuir o número de casos e deixar com que menos pessoas sofram e morram em decorrência desse câncer”. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer colorretal é o segundo tipo que mais atinge mulheres e o terceiro entre homens, com projeção para mais de 34 mil novos casos em 2017.
Além das palestras abertas ao público e dos exames para pacientes pré-selecionados, será armada tenda em frente ao Hospital para sanar dúvidas da população que passar pelo local. Ainda, folders informativos serão distribuídos para reforçar o conteúdo exposto no evento.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie