Celulares roubados podem ser bloqueados nas delegacias
Quem já teve o celular furtado ou roubado tinha que solicitar o bloqueio do aparelho às operadoras. Esse processo está mais fácil e ágil desde o dia 20 com a celebração de convênio entre a Secretaria de Segurança Pública e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Por meio da parceria, a Polícia Civil terá acesso a um sistema especial e poderá bloquear os aparelhos sem a necessidade de solicitar às operadoras. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin após reunião com o presidente da Anatal, Juarez Quadros.
Com a nova medida acredita-se na redução dos roubos e furtos de celulares no Estado porque a comunicação da eliminação do IMEI é praticamente automática. A comunicação do bloqueio é feita imediatamente a todas as operadoras, que serão responsáveis por um futuro restabelecimento do aparelho.
Antes da nova medida era preciso contatar cada uma das empresas para solicitar o cancelamento. Agora o celular é bloqueado no momento do registro, impedindo criminosos de utilizarem os dados.
Todas as delegacias do Estado podem realizar os bloqueios, conforme as solicitações das vítimas de extravio, furto ou roubo, mas para isso é necessário o registro do boletim de ocorrência.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie