Quer um conselho?
Segundo a tradição popular conselhos se fossem bons não deveriam ser dados, deveriam ser vendidos e ainda bem que não são. Tudo que não precisamos são de conselhos vendidos.
Para fiscalizar as contas públicas, deliberar, ou seja, decidir funções, julgar, propor ações, criar ou até reinterpretar normas vigentes toda cidade precisa constituir conselhos.
Esses conselhos têm a função de estreitar a relação do povo com o poder público. Afinal o que todos os gestores querem é a participação ativa da população no município em que administram. Formado por pessoas comuns como você, eu, e representantes da máquina pública, podemos dizer que juntos partilhamos de uma administração compartilhada, onde o povo pode acompanhar de perto cada investimento e passo dado pela administração em direção ao desenvolvimento de nossas cidades.
Muito, mais muito antigamente, coronéis comandavam as pequenas cidades e sua vontade era como a vontade de Deus! Eram inquestionáveis! Felizmente os tempos são outros e isso não condiz com nossa atual realidade. Você receberá o convite para participar de conselhos, e se por um acaso não receber vá assim mesmo! Sua presença é fundamental!
Através de reuniões mensais os conselhos terão a função de avaliar e apresentar novas diretrizes e soluções para o pleno funcionamento da política do município. E quem foi que disse que você precisa ser político para isso? Sim você tem o poder de mudar a realidade da cidade em que vive! Mais não é função do político? Sim! Também! Você pode sentar e esperar que eles trabalhem para melhorias em seu bairro, ou pode você mesmo propor as melhorias que seu bairro necessita! Não é legal? Sim! É legal e direito seu participar e tem mais: há conselhos dos mais variados assuntos e você pode escolher o que mais se identifica para participar. Esses são alguns conselhos existentes por cidades afora inclusive aqui, e se necessário for os gestores podem criar novos! Fiquem atentos aos prazos para participação que serão divulgados nos veículos de comunicação local para não serem surpreendidos:
CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social). Haverá uma conferência muito em breve e a gestão municipal certamente irá convidá-lo. Nesta conferência serão discutidas propostas e haverá até a eleição de um delegado!;
CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente);
CMI (Conselho Municipal do Idoso);
CMED (Conselho Municipal de Educação);
CMS (Conselho Municipal de Saúde);
CAE (Conselho de Alimentação Escolar);
COMUHAB (Conselho Municipal de Habitação);
CACSF (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB);
CTDCA (Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e Adolescente).
COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).
Pensou melhor? Vai querer um conselho?
Vagner Cotrim
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie