Projeto busca solução para conflitos em escolas
Os conselheiros tutelares visitaram todas as escolas municipais no último dia 6 para divulgação do Projeto “Conselho Tutelar Amigo da Escola” que teve início neste mês. O contato foi feito com as diretoras que além de informações receberam banners do projeto, fixados nas escolas, que diariamente enfrentam problemas e conflitos envolvendo crianças e adolescentes. Um deles é a violência que professores tem sofrido em sala de aula noticiada neste semanário.
Criado pelo colegiado do Conselho Tutelar, com supervisão do capacitador e psicopedagogo José Boff, o projeto é um conjunto de ações para auxiliar as instituições de Ensino Fundamental e Médio a amenizar e solucionar os problemas, tendo como ferramenta as atribuições do Conselho Tutelar.
As medidas visam estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente e extrair dele seus principais recursos para enfrentamento da situação vivida pelas escolas. Dentre as ações está a apresentação dos conselheiros nas escolas, participação em reuniões de pais, palestras, encontro mensal com as coordenadoras de ensino, avaliação periódica e crítica dos resultados.
“O objetivo é a criação de vínculo de parceria com a escola para conscientização dos pais e responsáveis sobre sua real autoridade, deveres e obrigações desmistificando de vez a lendária escusa de que a educação das crianças e adolescente é dever da escola e responsabilidade do Conselho Tutelar”, explicaram os conselheiros.
O projeto envolve toda a rede de atendimento da Secretaria de Promoção Social, que inclui o CREAS e CRAS. A Secretaria de Educação é parceria no desenvolvimento e aplicação das ações que serão realizadas até 2019.
Conselheiros Robertha, Vanessa, Cidinha, Nana e Reginaldo com a representante da ETAM “São Francisco de Assis”, Ana Flávia, juntos aos cartaz do projeto afixado na escola. Júlio César/Foto Zezinho
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie