Raça Senepol desperta interesse entre pecuaristas de Colina e região
Precocidade, excelente produção de carne e docilidade estão entre os atrativos da raça que conquista pecuaristas
Marcelo de Felício com o touro Guwahati, um dos reprodutores do plantel.
A raça Senepol, que está se tornando a vedete da pecuária brasileira, é originária de Saint Croix, Ilhas Virgens, no Caribe. A história conta que em 1918 um criador decidiu desenvolver um bovino que produzisse carne, leite e fosse resistente ao calor, parasitas e as precárias pastagens do local.
O caribenho comprou dois touros Red Poll, originários da Inglaterra, para cruzar com o gado que mantinha na propriedade, o N’Dama, importado do Senegal/África. Surgia a raça Senepol, “Sene” de Senegal e “Poll” de Red Poll.
A raça chegou ao Brasil em 1995 com as primeiras doses de sêmen importadas e em 2000 vieram os primeiros animais dos melhores rebanhos dos Estados Unidos.
CARACTERÍSTICAS QUE CONQUISTAM
O agropecuarista colinense Marcelo de Felício, criador há 4 anos, relata que a raça conquista pelas características de excelente produção de carne, precocidade, docilidade, caráter mocho (ausência de chifre) e qualidade da carne.
“O senepol se adaptou perfeitamente ao Brasil e vem conquistando cada vez mais criadores, tanto que o país detém o maior rebanho da raça no mundo”, afirmou.
Marcelo também ressaltou que, “a raça é de alta performance tanto em confinamento como em programas de terminação a pasto, com resultados supreendentes, com machos atingindo facilmente 18 arrobas em 1 ano e meio. E tudo isso de uma maneira simples e lucrativa realizando o cruzamento industrial a pasto. O touro Senepol apresenta excelente adaptabilidade, conseguindo cobrir vacas a pasto, não necessitando de realizar a inseminação artificial”.
A qualidade da carne também é destacada pelo criador, já que apresenta marmoreio e cobertura de gordura muito satisfatórios, maciez e suculência.
BIOTECNOLOGIA A SERVIÇO DA RAÇA
Marcelo e os três filhos (Murilo, Maurício e Marcelo) são os gestores do SENEPOL 3M, desenvolvido na Fazenda São José. A família tem um programa permanente de seleção e melhoramento genético que utiliza as mais modernas tecnologias de reprodução por transferência de embrião (TE) ou fertilização in vitro (FIV).
No último dia 20, quando a reportagem esteve na fazenda, uma equipe técnica de um laboratório especializado fazia a aspiração de ovócitos das Doadoras. Marcelo contou que com a FIV a matriz de linhagem comprovada pode procriar inúmeros bezerros nas barrigas de aluguel. “Neste sistema também é possível compartilhar o sêmen do reprodutor e obter um rendimento considerável para o pecuarista”.
A raça senepol também tem despertado o interesse dos famosos. Um dos casos é o cantor Almir Sater que detém um grande rebanho no Pantanal Mato-Grossense e possui uma fêmea premiada em condomínio com a 3M. Também são criadores Jads e Jadson, Léo Chaves (Victor e Léo) e Bruno (Bruno e Marrone).
Marcelo, que é membro da diretoria da ABCBS (Associação Brasileira dos Criadores de Bovino Senepol), informou que no mês de outubro a marca 3M estará realizando leilão no Canal Rural.
“O senepol é uma das raças mais promissoras da pecuária brasileira e isso tem despertado inclusive o interesse da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em fazer parcerias com a ABCBS fortalecendo a ideia de que o senepol é a raça do futuro”, concluiu Marcelo de Felício.
Marcelo com os filhos Murilo, Maurício e Marcelo junto a uma fêmea do plantel da 3M.
A docilidade é uma das características marcantes do senepol, destacou o pecuarista.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie