Colina sediou encontro regional para elaboração de plano
Colina sediou na manhã do último dia 29 a formação do PAR – Plano de Ações Articuladas que teve a participação dos municípios que fazem parte do Polo 13 (Barretos) da União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo, da qual a secretária de Educação, Elizabete Neme, é representante titular. O evento aconteceu no laboratório de informática da EMEF “Cel. José Venâncio Dias”.
“No PAR os municípios elaboram o diagnóstico minucioso da realidade educacional local e a partir disso desenvolvem um conjunto coerente de ações que resulta no Plano, com metas claras, passíveis de acompanhamento público e de controle social”, explicou Bete.
Os municípios que não elaborarem seu PAR não receberão recursos financeiros do MEC. “O plano é condição essencial para o apoio financeiro da União aos municípios por meio dos seus diversos programas. Somente os municípios que elaboram o PAR recebem recursos para suas ações educacionais, como transporte/ônibus escolares, infraestrutura/construção, ampliação e reforma de escolas, manutenção, equipamentos, etc”, explicou a secretária.
O Plano visa a gestão educacional; formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação; infraestrutura física e recursos pedagógicos. O Ministério da Educação criou um sistema, integrado ao que já possuía, para elaboração, análise e apresentação do PAR local. Esta é a 2ª vez que o plano é realizado pelo município, a primeira aconteceu de 2011 a 2014.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie