Políticos e empresas defendem reativação da ferrovia
Reativação da malha ferroviária ganha força entre governo, municípios e empresas.
O agronegócio é uma força propulsora de crescimento e a reativação da malha ferroviária para escoamento da produção agrícola é a locomotiva que está à frente deste objetivo, que foi um dos assuntos do 3º Fórum de Logística de Bebedouro realizado no Sindicato Rural no último dia 31.
O evento, com tema “Impactos da Renovação da Malha Paulista e a Reativação do Ramal Ferroviário”, foi resultado de parceria entre o Governo do Estado e Rumo Logística, concessionária da malha ferroviária paulista.
O encontro atraiu prefeitos, vereadores, empresários, produtores rurais e simpatizantes da ideia. Um grupo de colinenses favoráveis à reativação da ferrovia e membros da Associação “Amigos da Estação” também participaram do evento em Bebedouro, que também foi prestigiado pelos deputados Itamar Borges e Reinaldo Alguz.
O prefeito anfitrião, Fernando Galvão, destacou a localização estratégica, o potencial econômico e o agronegócio como pontos positivos para se retomar o transporte por linha férrea no trecho de 185km entre Pradópolis, Bebedouro e Colômbia.
O diretor do Grupo Tereos-Guarani, Jacyr Costa Filho, citou que a logística é atualmente um dos grandes entraves na região. “É uma opção importante para escoamento da produção, principalmente porque temos perto da região de Barretos um volume grande de produção e a ferrovia será a solução”, frisou.
Para o secretário-chefe da Casa Civil do governo paulista, Samuel Moreira, o ramal ferroviário é altamente lucrativo e viável, sendo muito importante para o crescimento da região. O plano de reativação do ramal e renovação da concessão foram apresentados por Guilherme Penin, diretor da Rumo, que tem planos de investir R$ 5 bilhões, aumentando sua capacidade da linha tronco de 30 milhões de toneladas/ano para 75 milhões de toneladas/ano.
A reativação da malha ferroviária conta com o apoio do governo do Estado, representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, ao lado do prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, que sediou o encontro. Tininho Jr./O Diário
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie