Governo decide manter horário de verão
O governo federal que chegou a cogitar o fim do Horário de Verão em 2017 optou em mantê-lo pelo menos até este ano. O anúncio foi confirmado pelo Ministério de Minas e Energia na segunda-feira, dia 25.
A medida vem perdendo importância já que nos últimos anos o pico do consumo de energia se deslocou do início da noite para o início da tarde, em especial no verão, quando um maior número de aparelhos de ar condicionado está em operação. Com essa mudança de hábito não compensaria atrasar os relógios em uma hora.
Na última edição, de outubro de 2016 a fevereiro deste ano, a economia de R$ 159,5 milhões, decorrentes da redução do uso de usinas termelétricas para complementar a geração de energia. O valor ficou abaixo do verificado na edição anterior (2015/16), quando foram poupados R$ 162 milhões.
O programa foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932 e vem sendo adotado continuadamente desde 1985. Desde 2008 um decreto presidencial estabelece as datas para início e término da medida. O horário de verão será realizado no período de 15 de outubro a 18 de fevereiro nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país. A alteração não vigora no Norte e Nordeste.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie