Prefeitura retoma construção de creches com novas licitações
Depois de sucessivas paralisações por conta da construtora a creche da Vila Hípica, iniciada em 2014, deve ser concluída em breve.
A construtora Sudano Ltda., de Monte Alto, foi a vencedora da licitação para a construção das duas creches municipais em Colina no ano de 2014, na administração passada.
A unidade do CDHU 2 foi iniciada em abril de 2014 e a da Vila Hípica em setembro do mesmo ano. Conforme convênio as obras tinham prazo de execução de 6 meses, mas esse cronograma ficou muito longe de ser conseguido. Passados cerca de três anos do início das obras as creches encontram-se abandonadas e inacabadas há tempos.
PROVIDÊNCIAS
Assim que assumiu o Executivo, em janeiro deste ano, o prefeito Dieb determinou a rescisão do contrato entre a prefeitura e a construtora. A verba para a construção das creches é do Governo Estadual, por meio do Fundo de Desenvolvimento para a Educação – FDE. O processo licitatório é realizado pelo município e o pagamento é liberado à empresa conforme medição dos serviços, que são vistoriados pelos técnicos do FDE.
“A construtora não cumpriu o cronograma, fez várias interrupções e por fim abandonou a obra. Diante dos fatos notificamos a construtora, conforme determina o contrato e de acordo com orientação dos técnicos do FDE nosso departamento jurídico e demais secretarias envolvidas (Obras e Educação) tomaram a decisão de rescindir o contrato”, explicou o prefeito. Segundo ele foi necessário um longo período para atender os trâmites burocráticos.
OBRAS SERÃO CONCLUÍDAS
O cancelamento do contrato só foi efetivado no mês passado e então, também com orientação do FDE, teve início a elaboração da nova licitação. Amanhã, dia 6, será aberta a licitação para conclusão da creche da Vila Hípica. O valor das obras remanescentes está estimado em 491 mil reais. Várias empresas retiraram o edital e já vistoriaram a obra. Quando da assinatura do convênio para construção da creche o valor orçado foi de R$ 1.352.844,27.
Já a creche do CDHU 2, iniciada em abril de 2014, está em fase mais adiantada. Segundo o secretário de Obras, Luciano Spechoto, cerca de 85% da obra foi realizada. Ele disse que na próxima semana deve ser publicado o aviso de licitação.
A secretaria de Educação informou que cada unidade tem capacidade para atender 130 crianças, de zero a 5 anos. O prefeito ressaltou que, “a conclusão das obras é de fundamental importância para proporcionar um melhor atendimento às mães que residem nestes bairros e adjacências”.
MAIS CRECHE
Também se encontra em construção a creche da Cohab 3 por meio de convênio federal junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação.
A obra, que é executada pela empresa colinense J.A. Construção, não chegou a ser paralisada, mas teve uma redução do ritmo já que o Governo Federal não realizava o pagamento à empresa desde novembro de 2016.
“Depois de várias idas e vindas ao Ministério da Educação/FNDE, em Brasília, conseguimos a reativação do pagamento. Com isso a obra volta ao ritmo normal e esperamos cumprir o cronograma de entrega previsto para janeiro de 2018”, explicou o prefeito.
Creche do CDHU 2 aguarda nova licitação para ser concluída.
Creche da Cohab 3 retoma o ritmo normal das obras após liberação de recursos pelo FNDE.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie