Museu foi reaberto com extensa programação festiva
Prefeito Dieb e a esposa Liliana conversam com o escritor Nicola Gonçalves, grande colaborador do Museu colinense.
A reabertura do Museu Municipal de Colina, ocorrida no último dia 12, contou com extensa programação festiva que teve início às 8h30 com a solenidade inaugural e se estendeu até a noite, com show ao vivo na praça ao lado do museu.
Parte do prédio da antiga estação ferroviária, onde está o museu, passou por completa reforma com diversas adequações, ampliações e o acervo histórico ganhou novas e inéditas peças. Além do prefeito e vice com as respectivas esposas também participaram do ato inaugural os vereadores Henrique Campase (presidente da Câmara), Célia Lopes, Edinalva Sousa e Tatiane Marsili. A secretária designada de Educação e Cultura, Bete Neme e demais secretários.
Também estiveram presentes o escritor Nicola Gonçalves e família, museóloga Raquel Milagres de Mattos, professor e historiador André Luiz Olympio Nogueira, funcionários municipais e população em geral.
A prefeitura realizou algumas homenagens em agradecimento a alguns dos colaboradores que, na ocasião, estiveram representados na pessoa de Nicola Gonçalves, uma personalidade ímpar que no auge dos seus 87 anos e ainda exercitando o ofício de marceneiro, foi responsável pela confecção de vários móveis onde estão expostas as peças do acervo nas novas salas.
A homenagem também foi estendida à museóloga Raquel, titular efetiva e responsável pelo Museu “Ruy Menezes”, de Barretos e ao historiador André Luiz, professor e maestro da Banda Municipal de Barretos, que aderiram ao desafio de elaborar o Plano Museológico de Colina, dedicando voluntariamente o seu tempo e conhecimento para a construção do documento e, dessa forma, cooperando para a preservação da história local e para a regularização da cessão de uso gratuito da Estação Ferroviária concedida à prefeitura pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU).
Após o descerramento da placa, as pessoas puderam conhecer as novas salas, os novos objetos que enriqueceram o acervo, ver as melhorias feitas no espaço interno e externo que deixaram o importante prédio histórico bonito e majestoso.
A programação contou ainda com as apresentações da Fanfarra Municipal de Colina; Projeto Cia. Expressart de Dança; Projeto Musical de Violão e Viola “Raízes do Sertão”; dança do Leão Chinês da Associação Dragão Branco de Li Tchuo Pa kung Fu; dança do Grupo da 3ª Idade “Amigos para Sempre”; shows acústicos da Banda Tribo Libre e de Karlinhos Moska; passeio de “Motolinha” em parceria com a Associação Bebedourense de Ferreomodelismo e a Associação Amigos da Estação e da Memória Ferroviária de Colina e também a Feira de Produtos Artesanais e Rurais “Pedacinho de Colina”.
MELHORIAS
A ampliação e reforma do Museu Municipal teve início ainda na Administração anterior, sendo continuada pela atual que também fez significativos investimentos. Ao longo desse tempo foram feitos vários restauros que compreenderam tanto a conservação arquitetônica quanto de várias peças do acervo como, por exemplo, o restauro da bilheteria de madeira que estava descaracterizada e da galeria de Prefeitos. Com isso o Museu ganhou mais 3 salas de exposição, além de uma que já existia, e seu acervo está maior e melhor disposto.
O Museu Municipal de Colina foi criado em 1988, por meio da Lei Municipal nº. 1439 de 05 de abril de 1988, por indicação do Vereador Nadir Abdalla, na administração do Prefeito Assad Antônio Daher (Tô), sendo inaugurado em 17 de Abril daquele mesmo ano. Portanto, a sua ampliação, restauro e reabertura é parte das comemorações pelos seus 30 anos em abril próximo. Com o tempo, novos materiais foram adquiridos, o espaço foi ampliado com novas salas e inúmeras modificações foram feitas. O Museu apresenta-se mais dinâmico e acessível, como a cultura deve ser.
VISITAÇÃO
Segundo cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação e Cultura, o Museu está aberto à visitação às segundas-feiras, das 13h às 17h; às terças, funciona das 8h as 11h; às quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 17h e às sextas, está aberto das 13h às 17h.
Em seu discurso, a secretária de Educação e Cultura designada, Bete Neme, destacou a satisfação de reabrir o Museu para a cidade, narrou trechos da história do desbravamento, destacou a importância de objetos do acervo; o desafio de ampliar e reorganizar o Museu em quatro salas e elogiou o trabalho de montagem inicial do Museu quando da sua inauguração em 1988, reunindo fotografias o objetos preciosos que recontam a história sócio-política do município. Agradeceu a cada um que fez parte da conquista celebrada naquele dia, em especial a sua equipe; à professora Liliana, presidente do Fundo Social de Solidariedade, aos secretários e funcionários das demais secretarias municipais; agradecendo ainda a consciência cultural, o compromisso político e o investimento financeiro da atual Administração para a reabertura do espaço histórico. “Toda essa beleza é resultado de um grande e carinhoso esforço de muitas pessoas”, destacou Bete.
O prefeito Dieb falou sobre a importância daquele momento e parabenizou a secretária Bete Neme e sua equipe pelo importante trabalho desenvolvido. Dieb destacou sua alegria em ver reformado e devolvido à população o Museu Municipal por sua importância para a história, pela formação cultural e pela visibilidade que pode dar a Colina em toda a região.
Autoridades e público em geral na antiga plataforma de embarque, onde foi montada a feira de artesanato na reabertura do Museu Municipal.
O prefeito Dieb com a esposa Liliana junto ao escritor Nicola, secretária Bete e a filha do escritor após a inauguração do Museu.
Alguns dos objetos expostos no Museu.
Autoridades acompanham o pronunciamento da secretária de Educação, Bete Neme, que fez um breve relato da história do Museu.
Público prestigiou a reinauguração do espaço cultural. Fotos: Júlio César/Foto Zezinho
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie