Associação mantém presidente que destaca aliança almejada desde o princípio
Renato Molleiro, ao lado da secretária Bete Neme, discursa após sua reeleição na Associação Amigos da Estação.
A Associação Amigos da Estação e da Memória Ferroviária de Colina realizou na manhã de sábado, dia 28, na plataforma da antiga estação ferroviária, assembleia para eleição e posse na nova diretoria.
Os sócios fundadores da associação, amantes da ferrovia e alguns munícipes aproveitaram que o Museu estava aberto para visitação do acervo que está maior e com peças inéditas desde a reabertura no último dia 12.
O presidente Renato Molleiro iniciou a assembleia 30 minutos após o horário previsto, respeitando o que consta no edital de convocação. Antes da eleição ele fez uso da palavra e falou sobre o início da associação, fundada em 07/02/2015.
“Quero reportar o início do sonho que está se realizando. Durante esse tempo tivemos algumas alegrias, mas a felicidade maior veio agora que a Administração Municipal e a Secretaria de Educação e Cultura realizaram a reforma, ampliação e remodelação deste espaço para a exposição de nossas memórias. Essa aliança foi almejada desde o princípio quando nos propusemos a ser colaboradores. Um dos sonhos, de ver esse espaço restaurado, já se realizou”, destacou Molleiro.
Ele destacou o passeio de “motolinha” feito pela Secretaria Bete Neme, prefeito Dieb, vice Campanholi e suas esposas durante a reabertura do museu. “Foi muito importante a presença deles para perceberem o potencial destes trilhos. A percepção foi tanta que em contato com o proprietário da motolinha o prefeito adquiriu o equipamento que se encontra no barracão da prefeitura para melhoramentos”.
O presidente salientou também que, “existe um elo entre o passado e o presente sedimentando a saúde social e coletiva proporcionada por essa abertura da administração municipal, que está germinando a semente da harmonia e sintonia entre toda coletividade para que possamos nos reunir como uma grande família”. Ele ressaltou também, “como nós, as crianças precisam ter memória e Colina tornando-se um Município de Interesse Turístico é fundamental a preservação da nossa história”.
A secretária de Educação designada, Bete Neme, também esteve na assembleia e recebeu muitos elogios e agradecimentos da associação. “Tiramos o chapéu para tudo que foi feito aqui e não teria como ser melhor”, destacou o professor Renato.
“Um dos compromissos assumidos quando da cessão de uso gratuito da estação ferroviária, concedida à prefeitura pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), foi a preservação da memória ferroviária. Estamos aceitando doações de fotos e objetos para a ampliação e enriquecimento do acervo”, declarou a secretária que solicitou a colaboração com a cessão de fotos, sendo que as originais serão devolvidas aos doadores e de objetos para exposição. O contato pode ser feito diretamente com a Secretaria pelo fone 3341-1190. Ela também esteve com Gildázio Leal, operador do projetor do antigo cinema, que irá tentar remontar o equipamento que está em exposição no museu como era na forma original.
NOVA DIRETORIA
Na assembleia foi sugerida que a diretoria continuasse com a mesma composição, formada pelos membros fundadores. O membro Napoleão Jorge fez uso da palavra e relembrou a muda de castanheira, símbolo da associação, plantada na fundação, para manter o presidente no cargo para que possa colher mais frutos nos próximos dois anos.
Os únicos cargos que tiveram alteração foi de vice-presidente que agora é ocupado por César Paschoal Forte em substituição a Maria Dalila Prado Silveira que está com problemas de saúde. Maria Ofélia Gontijo Jorge foi eleita como 1ª secretária no lugar de José Jorge Curi Filho “Curinho” e José Francisco Paro assumiu como 2º tesoureiro, cargo ocupado na 1ª gestão da diretoria por Irgley Martins de Oliveira. Todos foram eleitos por aclamação dos presentes.
A diretoria ainda é constituída pelo 2º secretário – Oscar Guilhermo Meyer Castro e 1º tesoureiro – Paulo Roberto Pereira. O Conselho Fiscal tem como membros Napoleão Jorge, Antônio Postigo e Flora de Faria S. Spechoto.
A nova diretoria e membros do Conselho Fiscal que estarão à frente da Assossiação pelos próximos dois anos.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie