“Vizinhança Solidária” é a comunidade ajudando a polícia
A Polícia Militar realizou na noite de terça-feira, dia 7, no auditório da Secretaria de Educação, a primeira reunião do programa “Vizinhança Solidária” que tem por objetivo expandir a vigilância nos bairros com a ajuda dos moradores.
“Não temos condições de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, precisamos dos olhos da comunidade”, disse o Capitão da 4ª Cia. em Guaíra, André Luiz Hannickel (foto), que falou aos participantes do 1º grupo de WhatsApp criado na área central. A reunião também teve a participação do Sargento Éder Ferreira da Silva, comandante do Grupamento em Colina.
“Com a queda do investimento do governo federal em segurança, o efetivo defasado e uma série de fatores não há como a polícia fazer frente à demanda. Por isso foram criados mecanismos para melhorar a segurança, sendo que o programa é um deles”, explicou o capitão. Ele também deu dicas de segurança e explicou a importância do grupo manter o foco.
“Temos que mudar o comportamento na percepção de risco para que as coisas não aconteçam e também melhorar a vulnerabilidade, que é uma das motivações para a prática do crime que precisa também do infrator motivado e da vítima oportuna”. Ele contou a experiência de Guaíra com o programa que tem dado muito certo. “Nos 20 bairros onde foi implantado houve a redução significativa dos índices de criminalidade”.
Ele também orientou que os grupos sejam multiplicados e que cada bairro tenha o seu. “Formado o grupo é preciso definir o tutor que terá contato direto com o comandante do grupamento para que a viatura seja deslocada o mais rápido possível. O policiamento preventivo e mais eficiente trará benefícios para todos e como consequência a aproximação da vizinhança”.
O primeiro grupo criado em Colina é da área central e as pessoas que são de outros bairros e fazem parte deste grupo estão sendo orientadas a montar o grupo do próprio bairro. Quem ainda não faz parte do grupo e quiser implantar o programa no seu bairro é só entrar em contato com o sargento Éder, que se colocou à disposição da comunidade.
Sargento Eder e Capitão Hannickel na 1ª reunião sobre o programa.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie