Recenseadores do IBGE realizam o Censo Agropecuário
Dois supervisores e um recenseador, aprovados no processo seletivo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia, estão nas propriedades agrícolas de Colina coletando os dados para o Censo Agropecuário, que teve início em todo o país no dia 1º de outubro.
O trabalho teve início nas propriedades dentro da área urbana que produzem hortaliças e mel. Em Jaborandi o trabalho está sendo realizado pela equipe do escritório regional do IBGE em Barretos, que faz esse remanejamento entre os sete municípios abrangidos que, além de Colina e Jaborandi, também inclui Colômbia, Guaíra, Guaraci e Olímpia
A orientação do coordenador de subárea, Júlio César Mora, é que os produtores colaborem prestando as informações solicitadas que são muito importantes para o desenvolvimento de políticas públicas pelo país. “Todo pessoal está identificado com crachá, boné e bolsa, inclusive no colete consta o número de telefone (0800) para qualquer dúvida ou esclarecimento”, explicou Mora.
A coleta de dados está sendo feita através dos DMCs (Dispositivos Móveis de Coleta), semelhantes a smartphones, que utilizam tecnologias como GPS e mapa digital para localização das propriedades com imagens de satélite.
Com as informações sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, emprego de irrigação, uso de agrotóxicos, entre outras será criada uma Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos até fevereiro de 2018 e que os primeiros resultados começam a ser divulgados em meados do ano que vem. O último Censo Agropecuário foi realizado há 10 anos.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie