SAIBA QUAL A IMPORTÂNCIA DE RECEBER ORIENTAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS COM O FARMACÊUTICO
A profissão farmacêutica é uma das mais antigas da humanidade. Há milhares de anos, a busca pela cura de doenças através de remédios feitos com extrato de plantas ou substâncias de origem animal era constante pelas civilizações.
Os farmacêuticos, na maioria de suas áreas de atuação, são os últimos profissionais da saúde a manter contato com os pacientes antes do início da terapia medicamentosa. Por isso, seus serviços estão diretamente ligados à proteção da sociedade contra os problemas advindos do uso dos medicamentos.
Qualquer medicamento, por mais inofensivo que aparente ser, pode desencadear desde reações leves até gravíssimas, incluindo o óbito. Todo medicamento ser responsável por consequências negativas à saúde e a redução dos riscos advindos do seu uso pode ocorrer através da orientação farmacêutica, também conhecida como atenção farmacêutica.
Além de fornecer informações sobre o uso correto dos medicamentos, os farmacêuticos ainda podem realizar serviços de aferição da pressão arterial e das taxas de glicose no sangue, orientar e acompanhar portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e asma. A atenção farmacêutica faz parte das atribuições desse profissional do medicamento, que através dela, desenvolve ações de saúde pública e contribui para a qualidade de vida da população.
Por isso, cada cidadão deve procurar um farmacêutico de confiança e retirar todas as dúvidas em relação aos medicamentos e problemas de saúde diagnosticados, para que possa utilizar medicamentos com segurança e de forma racional.
Beatriz Caroline Marcellino
Thaís Thaynar de Araújo Silva
Curso de Farmácia
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos/UNIFEB
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie