Vacina da gripe tem grande aceitação entre idosos
A reportagem acompanhou o 1º dia da vacinação contra a gripe em 2 dos 4 postos de vacinação montados pela Secretaria Municipal de Saúde. A maioria dos idosos entrevistados disse que a vacina diminuiu a frequência e intensidade das gripes e resfriados.
José Tomaz Ferreira Neto, 72 anos, disse que todo ano toma a vacina. “Ainda pego gripe, mas ela vai embora rapidinho”. Para Marcelina Moreira Franco, 83 anos, “a vacina foi uma salvação porque nunca mais fiquei gripada”.
“Todo ano tomo a vacina, mas da 1ª vez a gripe veio mais forte e depois nunca mais tive gripe só resfriados”, disse Odorico Belmiro da Silva, 74 anos. Já para Antônia da Silva Dicena, 70, a vacina não previne a gripe. “Tomo todo ano, mas fico doente do mesmo jeito”.
A adolescente Jaqueline Hosts de Oliveira, 15 anos, está grávida de 4 meses e é a 1ª vez que é vacinada contra a gripe. “Fiquei sabendo da campanha pela minha mãe e vim tomar a vacina”.
A pequena Emily Dicena S. Silva, que tem um aninho, tomou a vacina da gripe pela primeira vez e também foi aplicada a dose da tríplice viral, que estava em atraso na caderneta de vacina. Além da vacinação, os idosos passaram por exames com dentistas para prevenção do câncer bucal.
No 1º dia de campanha foram vacinados 368 idosos, 29 gestantes, 42 trabalhadores de saúde e 126 crianças atingindo o índice de 18,36%. A meta é imunizar 80% do público alvo.
As crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, que participam pela primeira vez da campanha, devem tomar duas doses da vacina, sendo a 2ª um mês após a 1ª. As crianças que foram vacinadas em 2011 só precisam receber uma dose neste ano.
A vacinação prossegue até o dia 25 de maio, das 7 às 17h, somente no Centro de Saúde, que funciona no antigo prédio do Colégio Cecília Meireles, no Jardim São João.
O idoso José Tomaz F. Neto que não deixa de tomar a vacina.
Idosos também passam por exame bucal.
Depois que começou a tomar a vacina, Marcelina M. Franco nunca mais ficou doente.
Atendimento na UBS da Vila Fabri, no 1º dia da campanha.
A gestante Jaqueline Oliveira, é vacinada pela técnica de enfermagem Áurea.
A pequena Emily tomou duas doses de vacina, da gripe e a tríplice viral.
Enfermeira Priscila aplica a vacina da gripe em Odorico Silva.
Postado em 11/05/2012
Por: A Redação