Severínia e Monte Azul confirmam casos de gripe suína
A confirmação dos primeiros casos de H1N1 deste ano em Severínia e Monte Azul deixam a população da região em alerta. Quem não se lembra da pandemia de 2009, quando houve campanha de vacinação e o uso do álcool gel para evitar a contaminação.
Os primeiros 7 casos de H1N1 foram registrados em Severínia, no mês de março. Os pacientes são trabalhadores rurais vindos do norte do país. Eles ficaram internados nas Santas Casas de Barretos e Bebedouro.
A Vigilância Epidemiológica de Severínia também monitorou as pessoas que tiveram contato com os trabalhadores para saber se alguma delas manifestou os sintomas da doença, mas o setor de saúde só confirmou os 7 casos até o momento.
O caso mais recente foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Monte Azul no último dia 17. Um homem procurou o serviço de saúde reclamando de dores no corpo e febre alta. Os exames foram positivos para a gripe suína. O setor explicou que o caso é isolado e que o doente recebeu tratamento e passa bem. O homem trabalha na Unidade de Saúde Pública de Bebedouro e pode ter contraído a doença no trabalho.
Vários casos da doença tem sido registrados em todo o país, inclusive com a morte de pessoas. Uma das condições favoráveis para o vírus se manifestar é a mudança brusca de temperatura, principalmente no outono e inverno.
“A vacina é a única forma de prevenção. As pessoas que não foram vacinadas em 2009 e que não fazem parte do público alvo da campanha da gripe deste ano podem procurar a vacina na rede particular”, explicou Ana Helena Paro, secretária de Saúde de Colina que orientou à população a procurar imediatamente o posto de saúde ao apresentar os sintomas da doença que são muito parecido com o da gripe comum: febre, tosse, coriza, falta de ar e dor no corpo.
Outra forma de prevenção é lavar as mãos o maior número de vezes ao dia, evitar ambientes fechados e o contato com pessoas que apresentam os sintomas da doença.
Postado em 26/05/2012
Por: A Redação