Colinense compete na Meia Maratona do Rio de Janeiro
Há três meses a dentista Flávia Jorge Leite, de 37 anos (foto), prepara-se para o maior desafio da sua vida de atleta: completar os 21km da Meia Maratona do Rio de Janeiro, a primeira prova com este percurso que ela participa e que acontece neste sábado, dia 2.
Ela começou a praticar esportes ainda na infância e já passou por várias modalidades, desde o ballet até o tênis, mas descobriu na corrida a sua paixão e o maior desafio. “Correr para mim sempre foi muito difícil, mas meu marido Fernando sempre gostou, então atribuo a ele o incentivo que necessitava para iniciar o esporte e também ao meu personal”, contou Flávia que acrescentou: “em janeiro estávamos em Colina, na casa dos meus pais, o Fernando e eu saímos para correr e tive uma boa performance. A partir deste dia decidi participar com ele da meia maratona do Rio porque teríamos tempo suficiente para nos preparar”.
A atleta já participou de algumas provas com percurso de 5km em Ribeirão Preto, onde reside. Em abril ficou em 10º lugar no geral feminino e em 4ª na categoria de 35 a 39 anos em prova de 8km. “A meia maratona é uma meta pessoal e cada limite superado é uma vitória para o atleta e um incentivo para seguir em frente”, destacou a atleta.
Para se preparar Flávia tem uma rotina puxada de treinos para conseguir aumentar o percurso e fortalecer o físico. “Cada vez tentamos correr uma distância maior. Concilio a corrida com atividade física na academia cinco vezes na semana com personal individual, aliada ao pilates, uma vez por semana e musculação”. Ela acrescentou, “a corrida está inclusa nesses treinos durante a semana com percursos mais curtos e rápidos, no máximo de 6 km. As corridas mais longas, que chegam até no máximo a 18km, acontecem aos sábados. Os 21km só vou correr pela primeira vez na maratona”. O último treino de rua do casal foi sábado, dia 26, quando percorreu 12km no tempo de 1h04.
A dedicação aos treinos não basta, é preciso ainda ter uma alimentação adequada para potencializar os efeitos dos exercícios. “Minha alimentação mudou completamente, principalmente porque o gasto de energia é imenso e precisa ser resposta com uma dieta adequada, rica em carboidratos e proteína”.
Outro segredo é a hidratação antes, durante e após a corrida, mantendo o foco e a concentração. “Em alguns momentos o cansaço é tão grande que quase desistimos. É preciso determinação para acordar bem cedo para treinar e cuidado para não lesionar as articulações. Depois da corrida uso gelo para evitar que qualquer lesão prejudique o treinamento”.
A rotina intensa de treinos nunca atrapalhou a vida da dentista. “Organizo minha rotina para fazer tudo que gosto, desde meu trabalho, o tempo com minha família e todos outros afazeres que toda pessoa tem diariamente”.
Flávia também ficou entusiasma ao saber que tem muitas pessoas estão correndo em Colina. “Tenho acompanhado as postagens no site e facebook de O COLINENSE”, finalizou a maratonista, mãe do Lucca e Fernanda, de 6 e 3 anos, que faz parte de uma assessoria de corrida com o professor Marcelo Rocha e personal André Quintino.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie