Homem morre em Barretos com suspeita de H1N1
Um homem de 52 anos que estava internado na Santa Casa de Barretos morreu com suspeita da gripe causada pelo vírus H1N1. A Secretaria de Saúde de Barretos divulgou o caso no início desta semana e informou que foi coletado material para exame, mas ainda não há confirmação laboratorial.
Em junho a Vigilância Epidemiológica confirmou o caso de H1N1 em uma criança de 6 anos que esteve internada e recebeu alta. No Estado já foram confirmadas mortes pelo vírus em Rio Preto, Catanduva (2), Limeira, Jundiaí, Soracaba (11) e Andradina com 5 casos.
O H1N1, subtipo do vírus causador da gripe, foi responsável por 66% das mortes por gripe neste ano no Brasil, mostram dados do Ministério da Saúde. O subtipo também provocou 59,7% dos casos. Ao todo, o Brasil registrou 3.558 infecções e 608 mortes.
O Ministério da Saúde explica que o vírus H1N1 está circulando mais no território brasileiro e que todos os subtipos são igualmente preocupantes. Os dados foram registrados entre janeiro e junho. O vírus da gripe (o influenza) é dividido em tipos e subtipos. As letras (A e B, por exemplo) referem-se ao tipo, já as formas (H3N2, H1N1) são subtipos.
SINTOMAS E TRATAMENTO
A gripe - tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B - tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.
É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.
A vacina é a única forma de prevenção.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie