Vacinação contra “pólio” e sarampo começa neste sábado
O sarampo voltou a ameaçar o Brasil com o registro de surtos em Roraima e no Amazonas que tem recebido milhares de venezuelanos fugidos do país vizinho, que enfrenta uma crise humanitária sem precedentes. Na região sudeste foram registrados 33 casos suspeitos e 7 confirmações, mas há também casos identificados em São Paulo (1), Rio Grande do Sul (8) e Rondônia.
Em nota a Secretaria Estadual de Saúde disse que decidiu antecipar a vacinação contra o sarampo e poliomielite (paralisia infantil), que terá dois “Dias D”, com a finalidade de facilitar que os pais e responsáveis levem as crianças aos postos de saúde. A meta é imunizar 95% do público alvo que são crianças de 1 até 5 anos incompletos. No calendário nacional, a campanha tem início na próxima segunda-feira, dia 6.
Como em todo o estado a vacinação em Colina começa neste sábado, dia 4, com o 1º “Dia D”, que também será realizado no dia 18 de agosto. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal imunizando contra as duas doenças crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos, independente da situação vacinal. Mesmo as crianças que já receberam as doses no ano passado devem ser vacinadas novamente. A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Fabri e Nosso Teto de segunda a quinta-feira, das 7 às 17h, com atendimento até o dia 31 de agosto, término da campanha. É importante apresentar a carteira de vacinação da criança.
ADULTOS COM MENOS DE 50 ANOS
A Secretaria de Saúde informou que para a população adulta não haverá campanha, mas quem tem até 29 anos precisa ter na caderneta 2 doses de sarampo. Para a população de 30 a 49 anos apenas uma dose e acima de 50 anos não tomam a vacina porque estudos comprovam que essa população já teve contato com o vírus alguma vez na vida. Então é melhor ficar atento é seguir a recomendação de que a vacinação é a melhor maneira de se prevenir.
As crianças com idade entre 1 e menores de 5 anos precisam ser vacinadas.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie