Continua vacinação contra sarampo e “pólio”
A campanha de vacinação contra o sarampo e poliomielite (paralisia infantil) começou no sábado, dia 4, com o “Dia D” da campanha para crianças de 1 a menores de 5 anos. Em Colina foram aplicadas 224 doses de vacina, o que representa 26,03% do público alvo.
A campanha desta vez terá dois dias de mobilização nacional, o próximo será realizado no dia 18 deste mês (sábado). A meta é atingir 95% de cobertura vacinal contra as duas doenças.
A campanha se estende até o dia 31 de agosto nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Fabri e do Nosso Teto. O atendimento ao público acontece de segunda a quinta-feira, das 7 às 17h e as sextas-feiras das 7 às 16h. É importante apresentar a carteira de vacinação da criança independente da situação vacinal. As crianças que receberam as doses da vacina no ano passado devem ser imunizadas novamente.
MAIOR PROCURA
A Secretaria Municipal de Saúde informou que houve um aumento da procura da vacina de sarampo pela população adulta, já que esse grupo não demonstra tanta importância em manter a caderneta de vacinação em dia.
“As doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) desde que foram introduzidas no calendário vacinal sempre estiveram e continuam disponíveis nas salas de vacina”, explicou a secretária de Saúde, dra. Sadia Ferreira.
A tríplice viral faz parte do calendário vacinal da criança a partir do primeiro ano de vida e uma 2ª dose acontece com 1 ano e 3 meses. Já nos adultos o esquema é de duas doses para quem tem até 29 anos. Na população com idade entre 30 e 49 anos é preciso ter apenas uma dose e acima de 50 anos não tomam a vacina do sarampo, pois estudos comprovam que nessa faixa etária já houve contato com o vírus alguma vez na vida. A caderneta de vacina deve sempre estar atualizada, independente de viagem, conforme o calendário estipulado pelo Ministério da Saúde.
Criança é vacinada contra o sarampo no 1º dia da campanha que começou com mobilização.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie