Pré-convenções dão a largada rumo às eleições 2012
Nove partidos políticos ligados à situação (PSDB, PV, PTB, DEM, PSD, PR, PDT, PRB e PSB) realizaram esta semana as pré-convenções rumo às eleições municipais que acontecem dia 7 de outubro.
Os encontros aconteceram no Banespinha como forma de orientar os postulantes aos cargos políticos sobre os documentos necessários para que tudo esteja em ordem na realização das convenções, que acontecem de 10 a 30 de junho, quando de fato serão definidos os candidatos.
MI E RONALDO QUEREM A REELEIÇÃO
Na prévia de segunda-feira, dia 28, PSDB e PV se reuniram e pela primeira vez, oficialmente, foi divulgada a pretensão do prefeito Mi e vice Ronaldo disputarem a reeleição. O encontro contou com a presença do ex-prefeito Dieb Taha, vereadores do PSDB, ex-vereadores, dirigentes e correligionários dos dois partidos.
Terça-feira foi a vez do PTB e DEM, ontem se reuniram PSD e PR e hoje a prévia reúne PDT, PRB e PSB.
Durante o encontro de segunda-feira os vereadores do PSDB, Marco Moralles, Edinalva de Souza e Ali Sammour também informaram que pretendem concorrer à reeleição. Os vereadores Salomão Jorge Cury Filho (PTB), Jovino de Sá (PSD) e Noeli Bueno de Souza (DEM) também vão para a reeleição. Já o vereador Júlio César Gonçalves (PMDB) informou ao grupo que não é candidato.
OPOSIÇÃO QUER LANÇAR CANDIDATO A PREFEITO PELO PMDB
Os ex-vereadores Yassin Ramadan (ex-PTB) e Célio Brait (ex-PDT) atualmente estão no PMDB juntamente com o suplente de vereador José Arthur Junqueira Pinto “Tutu” (ex-PPS).
O grupo participou de um encontro com líderes do PMDB em São Paulo, na semana passada, entre eles o interventor do diretório do PMDB em Colina, Uebe Rezeck.
Segundo consta, foi protocolado no Fórum um pedido à Justiça Eleitoral para que garanta o direito aos novos integrantes do PMDB de disputar a eleição deste ano.
Conforme informação da cúpula estadual do partido, este direito será assegurado pela Justiça e o PMDB vai lançar candidatos a prefeito e vereador. Veja como está a situação do PMDB no box abaixo.
A reportagem apurou que o produtor rural e filho do ex-prefeito Mário de Felício, Marcelo de Felício, não é candidato a prefeito. O nome de José Arthur “Tutu” é o mais cotado no momento. As convenções para definição dos candidatos devem acontecer, no máximo, até 30 de junho.
Dieb, Vanessa da Costa Oliveira - presidente do PV, Mi, Amilton Mestriner – presidente do PSDB e Ronaldo durante a prévia de segunda-feira.
Os tucanos Marco, Edinalva e Alizinho
Em busca da reeleição:
Mãozinho (PTB)
Noeli (DEM)
Jovino (PSD)
PMDB indefinido
A história do PMDB colinense, que elegeu 4 prefeitos que governaram a cidade por 22 anos: Assad Antônio Daher “Tô” (6 anos), Mário Português (4 anos), Dr. Adilson (4) e Dieb Taha (8), começou a mudar de trajetória quando, no dia 31 de março de 2011, o presidente do diretório, Ivo Castelani, recebeu um comunicado informando a dissolução do partido.
O pedido foi feito pelo ex-deputado estadual Uebe Rezeck; ele alegou violação ao Código de Ética e o baixo desempenho obtido pelos candidatos da sigla a deputado estadual e federal.
Em 5/4/2011 o vice-prefeito Ronaldo Daher, que era do PMDB, apresentou a defesa. De nada adiantou.
Em 21/8/2011, Uebe Rezeck vem a Colina e dá o PMDB à oposição e nomeia Célio Brait presidente da Comissão Provisória.
Dia 22/8/2011 os ex-prefeitos pelo PMDB deixam o partido e se filiam ao PTB. Ronaldo Daher forma o PSD.
No mês de setembro o grupo político de situação conseguiu, via Justiça, uma liminar que anula a intervenção e Ivo Castelani continua sendo o presidente do PMDB colinense.
No mês seguinte a oposição tenta derrubar a liminar, mas a Justiça não acatou o pedido.
Agora resta saber se a oposição, que chegou a estar à frente do PMDB, vai poder lançar candidatos pelo partido que retornou a situação.
Segundo a legislação eleitoral, o PMDB deverá realizar sua convenção partidária até 30 de junho.
Postado em 02/06/2012
Por: A Redação