FESTA DO PEÃO DE BARRETOS
Comitiva de Mirassol ganha concurso da Queima do Alho
A Comitiva União, de Mirassol/SP, foi a campeã do tradicional Concurso da Queima do Alho, realizado no último domingo durante a Festa do Peão de Barretos. O concurso gastronômico reuniu 20 comitivas de diferentes partes do país. Em segundo lugar ficou os Devotos do Tião Carreiro da cidade de Riolândia/SP. A comitiva Água do Peão, de Rio Preto, ficou em terceiro lugar. O evento aconteceu no Ponto de Pouso, no Parque do Peão.
Um grupo de jurados votou nos melhores pratos, levando em conta também a fidelidade ao tradicional sabor da comida preparada no estradão e os utensílios utilizados – tudo tem que remeter à tradição.
O coordenador do Concurso, João Paulo Martins explica que as comitivas foram selecionadas em outros concursos do país e que o objetivo principal do concurso é resgatar a história e cultura dos peões através da culinária.
No cardápio estão o arroz carreteiro, o feijão gordo, a paçoca e a carne de sereno assado. A comida é preparada no fogão a lenha, improvisado no chão mesmo. Além de fazer o prato mais saboroso e fiel à tradição, vence a comitiva que reunir a maior quantidade de materiais característicos e que mantêm viva a cultura tropeira.
CONCURSO DE BERRANTE
O concurso do berrante é uma das principais tradições da Festa do Peão e faz parte da programação festiva desde a 1ª festa, há 63 anos. Antigamente o concurso era só para homens mas, há 15 anos, as mulheres também conquistaram o espaço para disputar quem toca melhor o berrante na terra do peão.
No concurso são analisados 5 tipos de toques: “Saída ou Solta” – com o som lento é usado para despertar a boiada pela manhã. “Estradão” – toque que reanima a boiada no percurso. “Rebatedouro” – aviso de perigo. “Queima do Alho” – toque que avisa os peões o horário do almoço e “Floreio” – toque livre que pode ser uma música para divertimento. O concurso foi realizado na manhã de domingo no Ponto de Pouso, antes da Queima do Alho.
MASCULINO – O campeão masculino foi o berranteiro Pedro Henrique Matias, de Orindiúva/SP, que aos 24 anos faturou o prêmio de um mil reais.
FEMININO – Aos 19 anos a estudante de veterinária Marcela Amorim, de Palmeira d’Oeste/SP, é tricampeã em Barretos. Ela também venceu em 2015 e 2016.
Representantes da Comitiva União recebem a premiação de campeã da Queima do Alho, edição 2018. Roberto Galhardo
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie