Concurso Cultural tem o apoio e incentivo das escolas
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo 5 de junho e a Rio+20, que acontece de 13 a 22 de junho, servirão de inspiração para os alunos que estarão participando da 5ª edição do Concurso Cultural Literário “Consciência Ecológica – dê o seu recado”, lançado na semana passada pelo Jornal “O COLINENSE”.
A equipe do jornal percorreu todas as escolas da cidade para divulgar o concurso e foi muito bem recebida pelas diretoras, que manifestaram apoio e incentivo à iniciativa. Confira as declarações:
“Parabenizo o jornal pela iniciativa que, além de propagar a consciência ecológica entre os alunos e comunidade escolar, estimula a criatividade, o senso crítico e o desenvolvimento da escrita por parte das crianças”, Luiza Maia – EMEF “Antônio Daher” – Cohab 2.
“Temos ciência da grande importância de trabalhar o tema para que seja possível a mudança de comportamento de mais uma geração que, por nós, está sendo formada”, Fátima Taha – EMEF “Lamounier de Andrade”.
“Não existe outro caminho, a conscientização é a única solução que temos para salvar o planeta. Estamos numa guerra, vence quem tem a melhor estratégia”, Mariângela Capucci – ETAM “São Francisco de Assis”.
“A elaboração de frases desperta na criança a reflexão do seu envolvimento com o meio ambiente e a necessidade de atitudes, favorecendo a formação de indivíduos críticos e comprometidos com a sociedade”, Liliana Taha, EMEF “Cel. José Venâncio Dias”.
“Todas as escolas do município estão olhando na mesma direção e refletindo sobre nosso bem maior: a natureza. Buscando dados, colhendo ideias, muito diálogo e organizando uma incrível produção de textos que, a cada ano, tem surpreendido não só pela informação, mas também pela conscientização para poder mudar, melhor agir e para saber preservar” – Colégio Cecília Meireles.
“O tema é de extrema importância e urgência porque muito se fala e pouco se faz. É mais uma oportunidade para estar discutindo, refletindo e conscientizando os alunos. Cuidar do planeta é preservar a vida humana”, destacou a diretora Lúcia Brunozi da Escola Darcy.
“Temos que fazer nossa parte e incutir nas crianças que o planeta é nossa casa e merece atenção especial”, Lúcia Carminati – EMEF “Henrique Ernesto Paro” – Cohab 1.
“Despertar na infância o cuidado com o meio ambiente, com certeza, vai acompanhar as crianças pela vida toda”, Vanessa Poliseli – EMEIEF “Ananias do Nascimento” – Nosso Teto
“Esse concurso é uma festa para os alunos, que ficam esperando o lançamento. Todos querem participar e se empenham para fazer a melhor frase”, Maria Deolina Bizio – EMEIEF “Prof. Suzel Polizelli Milani” – Nova Colina.
As escolas já estão divulgando o concurso entre os alunos, mas é importante que os professores trabalhem o tema em sala de aula, antes da elaboração dos textos e desenhos. A preservação ambiental é um assunto atual, inesgotável e que tem ganhado atenção especial. Um exemplo disso é a Rio+20 realizada pela Organização das Nações Unidas e que reunirá representantes de 193 países, que estarão discutindo a adoção de uma economia verde para o mundo.
“A 5ª edição do Concurso Cultural Literário está lançada e mais uma vez agradecemos a atenção dos professores e diretores, a dedicação e empenho dos alunos e a colaboração inestimável da comissão julgadora, que avalia criteriosamente cada trabalho”, destacou o jornalista Beto Felici, idealizador do evento.
NOVIDADE
Os acertos com o novo patrocinador do concurso encontram-se na reta final e já na próxima edição estaremos divulgando o novo parceiro e a premiação, que deve estimular ainda mais os alunos.
REGRAS
As regras continuam as mesmas do ano passado, com a exceção que agora os desenhos precisarão ter um título que deverá constar na parte detrás da cartolina, juntamente com os dados da escola e do aluno. A ilustração não poderá ter nenhum escrito e os trabalhos que não obedecerem a regra serão eliminados.
As escolas têm até o dia 25 de junho par enviar os trabalhos, que serão selecionados durante as férias escolares. Em cada uma das 4 categorias (frase, desenho, prosa e poesia) serão selecionados 10 finalistas, que receberão brindes e dentre eles o vencedor em cada modalidade. A premiação acontece em agosto.
Professoras Valéria e Fidah (Português) analisam o regulamento com a diretora e vice da “Darcy”, Lúcia e Maria Clara.
Diretora Deolina (ao centro) e as professoras Danúbia e Fernanda, da escola da Nova Colina, onde os alunos ficam ansiosos à espera do concurso.
Diretora Mariângela repassa orientações do concurso às professoras Sílvia e Karina, da Escola Agrícola.
Professoras Maria Tereza e Elizabeth, do 4º e 5º Ano da “Venâncio”, comentam as regras na categoria frase com a diretora Liliana.
Postado em 02/06/2012
Por: A Redação