Mudança na ordem de votação e uso de aplicativo são novidades nestas eleições
Os sistemas eleitorais e urnas eletrônicas foram o assunto do curso que o Tribunal Regional Eleitoral realizou no último dia 11 em São Paulo. O chefe do Cartório em Colina, Carlos Humberto Campos Júnior e auxiliar Anderson Fornagieri participaram da reciclagem para as eleições gerais do dia 7 de outubro, que terá algumas novidades.
Uma delas é a mudança da ordem de votação na urna eletrônica. Desta vez o eleitor votará primeiro para deputado federal e depois para deputado estadual, diferente da última eleição de 2014 quando a ordem era inversa. Neste ano o Estado de São Paulo elegerá 2 candidatos a senador e o eleitor terá que votar em dois candidatos diferentes.
O eleitor que vai votar com o novo aplicativo de celular “e-Título” precisa ficar atento no momento da votação. “Para quem já fez o cadastramento biométrico aparecerá na tela do celular os dados do título e a foto que substituem o próprio título e um documento oficial com foto na hora de votar. O eleitor que baixou o aplicativo e não se cadastrou a foto não aparecerá, sendo necessário apresentar o documento com foto para se identificar aos mesários”, explicou Campos Júnior.
TREINAMENTO
Os mesários de Colina, Jaborandi e Terra Roxa, convocados pela Justiça Eleitoral, participaram de treinamento no auditório da Secretaria de Educação.
VOTAÇÃO BIOMÉTRICA
A eleição em Terra Roxa será biométrica porque no município a votação pela digital já é obrigatória. Em Colina e Jaborandi a votação continua da mesma forma, o eleitor será identificado com a digitalização do número do título no terminal da urna eletrônica.
Com a inclusão de Terra Roxa a 178ª Zona Eleitoral ganhou mais 22 novas seções eleitorais, que somadas as de Colina (38) e Jaborandi (14) totalizam 74. “Terra Roxa possuía seções com a mesma numeração que já tínhamos, então como não pode haver seções com números iguais na mesma zona fizemos a renomeação das seções em Terra Roxa, que segue a numeração que já existia anteriormente como, por exemplo, a seção 1 tornou-se 66, a 2 agora foi transformada em 67 e assim por diante”, explicou Campos Júnior.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie