UBSs oferecem testes para detecção do HIV e Sífilis
Testes rápidos para detecção do vírus HIV, sífilis, hepatite B e C estão disponíveis para moradores de qualquer bairro da cidade na Unidade Básica de Saúde da Vila Fabri. A Estratégia de Saúde da Família (ESC) do Nosso Teto atende população delimitada.
Qualquer pessoa pode procurar pelos testes em uma das Unidades de Saúde citadas acima durante todo o ano. Além disso, os exames convencionais podem ser solicitados por qualquer médico em todas as UBSs do município.
A recomendação é que o teste para detecção do HIV seja feito por todos, principalmente por pessoas sexualmente ativas, que tiveram em situação de risco de transmissão do vírus e por quem nunca o realizou. O resultado é entregue ao paciente em 15 minutos
Os pacientes diagnosticados com HIV são encaminhados para o Serviço de Assistência Especializada (SAE), conhecido popularmente como Casa Rosa, em Barretos, porém a Vigilância Epidemiológica de Colina também é referência para os pacientes na orientação, encaminhamento, realização de campanhas e distribuição de preservativos (masculinos e femininos) disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. O tratamento da Sífilis, doença que tem crescido no Brasil, é feito na própria UBS pelo clínico geral.
“Como o acompanhamento do paciente diagnosticado com HIV é realizado em Barretos a notificação também é feita lá. Também há os pacientes que realizam exames particulares que não temos conhecimento, pois o sigilo é um direito do paciente”, explicou a secretária Sadia Ferreira que acrescentou: “a Aids não tem cura, pois ainda não existe um tratamento capaz de eliminar completamente o vírus HIV do organismo. Os medicamentos antivirais atuais são bastante eficazes e conseguem eliminar boa parte do vírus presente na circulação dos indivíduos HIV positivos, ao ponto do exame de sangue indicar ‘carga viral indetectável’ e manter a doença em controle”.
DIA DE LUTA COM CAMPANHA
No dia 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, Colina aderiu a Campanha “Fique Sabendo” que é realizada no município há 11 anos. Por uma semana foram disponibilizados testes rápidos de HIV e Sífilis em todas Unidades de Saúde para testar pessoas sexualmente ativas e que nunca fizeram o teste do HIV na vida.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie