Começa dia 19 o cadastramento para castração de cães e gatos
Controlar a superpopulação de animais errantes é o objetivo do programa de castração gratuita que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está colocando em prática. O programa foi instituído pela Lei Municipal nº 3.242, de 30/1/18.
As esterilizações de cães e gatos (fêmeas e machos) serão realizadas em clínicas veterinárias particulares da cidade, inscritas no projeto e contratadas pelo município para a realização dos procedimentos.
Os animais que vivem nas ruas terão preferência no atendimento e posteriormente os pertencentes à população de baixa renda, principalmente os inscritos em programas sociais dos governos federal, estadual e municipal, cadastrados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em conformidade com informações levantadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria de Saúde informou que a preferência é atender a população de baixa renda, mas qualquer munícipe poderá fazer o cadastro e, posteriormente, havendo vaga será atendido.
CADASTRAMENTO
Os proprietários de animais interessados no procedimento precisam efetuar o cadastramento, que é presencial e tem início no próximo dia 19 na Secretaria de Saúde. O cadastro acontece todas as terças e quintas-feiras, das 8 às 11 e das 13 às 16h, mediante apresentação de cópias do RG, CPF, comprovante de endereço, número do NIS – Número de Identificação Social e preenchimento de ficha com a descrição do animal. O cadastro deve ser feito por pessoas com idade mínima de 18 anos.
“Os animais abandonados são agentes proliferadores de zoonoses e por estarem nas ruas estão sujeitos a muito sofrimento como fome, atropelamento e maus tratos. A responsabilidade de cães errantes é da Prefeitura e o intuito do programa é o controle populacional com a castração e a conscientização sobre a posse responsável”, destacou o prefeito.
Cirurgias em animais serão realizadas em clínicas credenciadas.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie