Horário de Verão termina domingo
Após mais de 100 dias vivendo com os relógios adiantados em uma hora para aproveitar a luz natural e economizar energia, o Horário de Verão chega ao fim à zero hora deste domingo, dia 17, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal onde a medida foi adotada.
O Horário de Verão começou mais tarde no ano passado, no dia 4 de novembro, por conta das eleições. A eficácia da medida está sendo questionada devido ao aumento de consumo do ar condicionado e ventiladores durante todo o dia, não somente nos horários de pico, para refrescar os ambientes das altas temperaturas da estação.
Estudos realizados no ano passado pelo Ministério de Minas e Energia, em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apontaram que a economia do período não é mais significativa do ponto de vista energético.
A permanência ou extinção da medida é uma decisão política e não mais para economizar energia. Por isso a decisão está nas mãos do presidente Bolsonaro.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie