“Amigos da Estação” recebe apoio da Rumo Logística
Integrantes da “Amigos da Estação” e a secretária de Educação recepcionaram o representante da Rumo Logística.
Um representante da Rumo, Marcelo Rodrigues (Relações Governamentais Norte), atendeu o convite dos membros da Associação e esteve em Colina na tarde do último dia 13 visitando o prédio da estação. Ele foi recepcionado pelo presidente Renato Molleiro, vice César Paschoal Forte, membros Francisco Cardoso, Oscar Meyer e Durval Malpeli. A professora Elizabete Neme, responsável pela Secretaria de Educação e Cultura, também acompanhou a visita e explanou sobre a recuperação do local.
A Associação Amigos da Estação e da Memória Ferroviária da Cidade de Colina (AAEMFC) completou 4 anos de existência no último dia 7. Um dos seus maiores anseios é a preservação do prédio da Estação Ferroviária.
O imóvel histórico e um dos cartões postais da cidade foi totalmente recuperado pela atual Administração Municipal e abriga o Museu, que passou por um processo de revitalização que transformou o local, reinaugurado em outubro 2017. A área anexa ao prédio, antes ocupada por particulares, está vaga e a Associação já a requisitou para abrigar sua sede e também para atender outras entidades.
A AAEMFC ganhou um grande parceiro no ideal de preservação da memória ferroviária com a parceria da Rumo Logística, com quem vem mantendo contato há algum tempo. “A expectativa é pela agilização da concessão de uso do entorno da Estação e da estrada de ferro pelo município como alternativas de preservação da memória ferroviária e do potencial turístico, evitando inclusive o furto de dormentes e trilhos que praticamente não existem mais além de mil metros no sentido Estação Colina–Bebedouro e 8 mil metros no sentido Colina–Barretos”, explicou Renato Molleiro, presidente da Associação.
Em entrevista à reportagem Marcelo explicou que a vinda a Colina foi para conhecer o trabalho. “Temos um grande carinho pela região. Queremos ser parceiros e auxiliar a Associação, juntamente com o município, na preservação”, destacou Rodrigues que também mencionou a possibilidade do envio de um carro de inspeção ferroviária para que se evite o furto de trilhos na região. “Graças à Associação alguns pontos da malha ferroviária ainda estão preservados”.
Sobre o projeto do governador João Doria de reativar a ferrovia e conectar as cidades do interior à capital, o representante da Rumo explicou que existem alguns projetos junto ao governo estadual que aguardam decisões para avançar, mas que em breve surgirão novidades. Ele também se comprometeu a enviar um ferrorama para fazer parte do acervo do Museu Municipal.
Membros da Associação com o representante da Rumo e secretária durante visita ao prédio da antiga estação ferroviária.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie