Dia 28 – Quinta-feira
20h – Missa na comunidade São Cristóvão – Cohab I
Dia 01 – Sexta-feira
20h – Missa na Comunidade N. Sra. Aparecida – Faz. Monte Belo
Dia 02 – Sábado
19h – Missa na matriz
Dia 03 – Domingo
08h – Missa na matriz
09h30 – Missa com as Crianças na Matriz
11h – Missa na comunidade terapêutica Terra Santa
19h – Missa na matriz
Dia 06 – Quarta-feira de CINZAS – QUARESMA: CAMPANHA DA FRATERNIDADE
19h30 – Missa na Matriz
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019: FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS
O lema inspirado no profeta Isaías 1, 27 – “Serás libertado pelo direito e pela justiça.”
O interesse da igreja neste tema é muito grande. Como cidadãos, temos o direito e o dever de participar das decisões e das ações do governo e dos governantes. Como cristãos, somos sal e luz, levando o Evangelho para dentro das realidades em que vivemos.
Os bispos do Brasil apresentam três definições que se complementam e nos auxiliam a alargar as nossas compreensões do que são políticas públicas.
a) É a soma das atividades dos governos que agem diretamente ou através de delegações e que influenciam a vida dos cidadãos. De uma forma ainda mais abrangente, pode-se considerar as políticas públicas como “o que o governo escolhe fazer ou não.”
b) Conjunto de sucessivas iniciativas, decisões e ações do regime político frente a situações socialmente problemáticas e que buscam a resolução delas, ou pelo menos trazê-las a níveis manejáveis;
c) Programas de ação governamental visando a coordenar os meios à disposição do Estado e as atividades privadas, para a realização de objetivos socialmente relevantes e politicamente determinados. Políticas públicas são metas coletivas conscientes e, como tais, um problema de direito público, em sentido lato (= largo, amplo).
Alguns exemplos de políticas públicas: combater a criminalidade num bairro, construir um parque ecológico, manter o nível de emprego em determinada empresa, criar um programa de saúde, promover o reforço escolar, entre outros como enfrentamento à violência contra a mulher, da educação ambiental.
Pe. José Roberto Alves Santana - Pároco
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie