Falta de chuva prejudicou agricultura
As chuvas esperadas para o mês de janeiro ficaram muito abaixo do esperado e os agricultores tiveram perdas, principalmente nas plantações de soja e amendoim. Segundo a Casa da Agricultura, as culturas registraram quase 30% de perda devido à reduzida precipitação pluviométrica. Durante todo o mês choveu apenas em dois dias: 20 (20 mm) e 24 (30 mm), totalizando apenas 50mm. No ano passado choveu 295 mm, ou seja, seis vezes mais que agora.
Se janeiro foi seco em compensação fevereiro superou a chuva do ano passado, que foi de 102mm. Hoje é o último dia de fevereiro, que teve vários dias chuvosos e precipitação de 288mm até a última segunda-feira.
“Os agricultores que fizeram o plantio um pouco mais tarde talvez consigam amenizar o prejuízo”, explicou Alexandre Pereira, técnico de apoio agropecuário da Casa da Agricultura, que diariamente faz a leitura do pluviômetro para fins estatísticos. A esperança é que a chuva continue para amenizar as altas temperaturas do verão, que termina em março.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie