DESFILE
Público aplaudiu criatividade dos carros alegóricos e o brilhantismo das bandas e fanfarra
Fotos: Júlio César Gonçalves “Biguri” e Beto Felici
A mudança para o período da manhã e a coincidência com o feriado da Semana Santa atraiu um público menor para o desfile cívico e alegórico, realizado no domingo de Páscoa. O trajeto neste ano também sofreu algumas alterações e o palco foi instalado na praça do Museu. Tudo indica que no próximo ano o evento deve voltar para o período noturno. Quem prestigiou o desfile aplaudiu o empenho e criatividade das escolas com seus carros alegóricos e as belíssimas apresentações das bandas e fanfarra.
A FAMCOL, sob a regência do maestro Flávio Costa, abriu o desfile com sua apresentação sempre impecável. O grupo foi totalmente renovado e os novos integrantes iniciaram as atividades há menos de 30 dias. A Apae, por meio dos alunos e funcionários, trouxe para o desfile uma reflexão sobre a paz e o amor entre os homens.
As oito escolas de educação infantil da Rede Municipal de Ensino com o “Trem da Alegria” parabenizaram a cidade e população pelos 93 anos de história da cidade. A Ordem Demolay, motoclube Cavaleiros Sobre Rodas e o Grupo da 3ª Idade “Amigos para Sempre” mais uma vez participaram do evento.
A criatividade e beleza dos carros alegóricos das escolas de Ensino Fundamental e médio foram novamente uma das atrações. Cada uma explorou um tema atual para reflexão do público.
A conscientização ambiental para um desenvolvimento sustentável foi o enfoque da EMEF “Cel. José Venâncio Dias”. A escola “Suzel Polizelli Milani baseou-se no livro “Chapeuzinhos Coloridos”, de José Roberto Torero, para mostrar que cada um pode ser o que quiser, o que vale é o respeito ao outro.
A questão das abelhas que estão sendo exterminadas da natureza e sua importância para a humanidade foi o tema do carro alegórico da ETAM “São Francisco de Assis”. A EMEF “Ananias do Nascimento” com a alegoria que reproduziu o filme “Procurando Dory” mostrou que precisamos aprender a conviver com as diferenças. O carro alegórico da EMEF “Henrique Ernesto Paro” destacou Pedro Malasartes, personagem dos contos populares brasileiros. A “Lamounier de Andrade” explorou como tema as estações do ano, como elas acontecem e as peculiaridades de cada uma delas. A última a desfilar foi a EMEF “Antonio Daher” que retratou os “super-heróis”.
A Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer mostrou as modalidades esportivas oferecidas. O Projeto Municipal Dragão Branco também fez a apresentação da “Dança do Leão Chinês”, prática que tem crescido em todo o Estado. A equipe colinense já conta com seis Leões e 1 Dragão.
O desfile ainda teve as participações da Banda Marcial EMEFEM “Prof.º Alfeu Luiz Gasparini”, de Ribeirão Preto e da Banda Musical da Faculdade São Luís, de Jaboticabal que encerrou o evento e executou diversas apresentações em frente ao palco. Apesar do sol quente da manhã de domingo, quem esperou pelo final do desfile se encantou e aplaudiu com entusiasmo a Banda São Luís, que deu um show à parte.
INAUGURAÇÃO COM EXPOSIÇÃO
Também na manhã de domingo, ainda no palco, foi descerrada a placa inaugural do armazém anexo ao Museu Municipal. A prefeitura, que tem a cessão legal do espaço para uso, guarda e conservação, é a mantenedora do local denominado de “Armazém da Estação Ferroviária” que é uma extensão do Museu para exposição do acervo e desenvolvimento de projetos culturais. O espaço, que passou por restauração e revitalização, abriga a exposição do acervo automobilístico de colecionadores colinenses.
CASA DO ARTESÃO
Os artesãos colinenses ganharam da Administração um local para expor e comercializar seus produtos. A Casa do Artesão de Colina foi instalada na manhã de sábado no prédio da Av. Dr. Manoel P. Fernandes, 427 - Centro. Além da geração de renda dos artesãos, que contam com um espaço comercial em localização estratégica, o objetivo é o fortalecimento do potencial turístico de Colina reforçando o título de “Capital Nacional do Cavalo”.
A criatividade esteve em evidência nos carros alegóricos.
O público aplaudiu e vibrou com o desfile.
A apresentação da Banda São Luís, de Jaboticabal foi um show a parte.
A Banda Marcial “Alfeu Gasparini” de Ribeirão Preto também fez uma bela apresentação.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie