Agravamento por dengue causa morte de jaborandiense
Uma mulher de 43 anos, moradora em Jaborandi, morreu no último dia 15, na Santa Casa de Barretos, onde estava internada. O atestado de óbito aponta o agravamento do quadro clínico da paciente por dengue hemorrágica.
Em nota encaminhada à imprensa a secretária de Saúde de Jaborandi, Rita da Silva Pereira, comunicou com profundo pesar o óbito da paciente. “A causa direta da morte foi choque séptico com foco pulmonar como consequência de pneumonia nosolonial, agravada por acidente vascular encefálico hemorrágico e dengue hemorrágica”.
O município também tem mais 3 casos graves de dengue. Até a última atualização já são 195 notificações com 60 confirmações e 118 aguardando resultado de exame. “Isso denota a importância das ações preventivas e de combate do poder público ao vetor transmissor da dengue e demais doenças, porém não de forma isolada, mas com a participação efetiva de toda a comunidade que deve estar engajada para que os possíveis criadouros sejam combatidos e eliminados”, relatou a secretária.
A Administração Municipal de Jaborandi também explica na nota que, “vem realizando desde o mês de dezembro/18 um esforço coordenado de combate aos criadouros do Aedes Aegypti através de ações conjuntas envolvendo as Secretarias Municipais. Reiteramos que essa ação coordenada é focada em duas frentes, uma através da conscientização da população com ações educativas e outra por meio do DECEN/Vigilância Epidemiológica, através do combate aos criadouros do mosquito. Essas ações incluem aplicação sistemática de inseticida e larvicidas em bueiros, cacimbas, na lagoa de decantação de efluentes da SABESP, bem como em outros locais onde possa haver o acúmulo de água. Além disso, o DECEN vem realizando no período noturno a nebulização com inseticida de ruas e avenidas do perímetro urbano, bem como em seringais na zona rural com foco no combate do mosquito transmissor já em sua forma alada”.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie