Dia 09 – Quinta-feira
20h – Missa na comunidade São Sebastião
Dia 10 – Sexta-feira
20h – Missa na comunidade São João Batista – Jd. Simões
Dia 11 – Sábado
19h– Missa na matriz
Dia 12 – Domingo – DIA DAS MÃES
07h30 – Missa no cemitério na intenção das mães falecidas
09h30 – Missa com as crianças na matriz
19h – Missa na matriz
Dia 14 – Terça-feira
19h30 – Procissão e missa na comunidade N. Sra. de Fátima – Faz. Colina
Dia 15 – Quarta-feira
19h30 – Missa com novena de N. Sra. Perpétuo Socorro na matriz
20h – Reunião com os catequistas no Lar Paroquial
A CONSTITUIÇÃO DO REBANHO DO SENHOR
Neste quarto domingo de Páscoa, o tema do reconhecimento aparece, mas de modo diferente, menos central. Somos chamados a refletir não sobre a identidade do pastor, mas, sobretudo, sobre a identidade das ovelhas, ou simplesmente, do rebanho.
As leituras falam ao mesmo tempo da identidade do pastor e da identidade das ovelhas ou do rebanho, bem como da ligação entre pastor e rebanho. O fio que nos une é a escuta ou o ouvir, para ser mais fiel ao texto. Ouvir é o mandamento por excelência do povo de Israel e, no evangelho de Jo 10, 27-30 aparece como o critério de reconhecimento as ovelhas escutam a voz do pastor, e porque escutam, ele as conhece. No livro de At 13, 14-52 novamente a escuta aparece como critério identificador, a diferença é de que ali, aqueles que têm por mandamento o “ouve, Israel” se recusam a ouvir a Palavra de Deus anunciada, enquanto os gentios, de quem não se exige tal conduta, a ouvem. Essa dinâmica de escuta e reconhecimento se completa na leitura do Ap 7, 9-17 que traz a imagem da recompensa dada àqueles que ouviram a voz do pastor e o seguiram. O Pastor-Cordeiro é o Cristo, divino-humano e, por isso, salvador desse rebanho.
A imagem do Cordeiro-Pastor nos diz muito sobre Jesus Cristo e sobre nós mesmos. É a perfeita imagem da relação única de Cristo com a humanidade. O nosso pastor não é alguém distinto de nós, mas alguém como nós. Ele participa da nossa condição e sabe para quais pastagens nos conduzir, a fim de chegarmos em segurança ao redil de Deus.
Pe. José Roberto Alves Santana - Pároco
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie