ETE do Nosso Teto está sendo desassoreada
A prefeitura está executando o projeto de limpeza, desassoreamento e instalação de alambrado ao redor das lagoas anaeróbia e facultativa da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) dos bairros Nosso Teto/Vila Guanrieri/Colina D.
A obra é realizada por meio da parceria entre o município e Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). A obra está sendo executada pela empresa Biodata Serviços Ambientais, vencedora do processo licitatório.
Segundo a prefeitura, a 1ª etapa do projeto foi a execução de 622m de alambrado no entorno da ETE, instalação de portão de acesso e construção de lastro de proteção em concreto com 1m de largura ao redor das lagoas (646m² de concreto).
A 2ª etapa, que está em andamento, é o desassoreamento, por meio de dragagem de sucção, nas lagoas anaeróbia e facultativa com remoção da parte sólida do esgoto que fica retido nas lagoas.
“O desassoreamento é necessário porque, com o passar dos anos, materiais sólidos – como terra e areia que vêm pela rede de esgoto – se acumulam no fundo da lagoa, diminuindo sua lâmina de água e reduzindo o volume de esgoto tratado pela ação das bactérias anaeróbicas. A remoção do lodo melhora a eficiência do sistema no tratamento de esgotos”, disse o secretário de Obras, engenheiro Luciano Marin Spexoto.
“O investimento que estamos realizando nas lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto está em sintonia com o que preconiza os órgãos ambientais e são investimentos importantes, que melhoram a qualidade de vida da população”, disse o prefeito Dieb que ressaltou que Colina está no seleto grupo de municípios com cerca de 100% de esgoto tratado.
ETE dos bairros Nosso Teto, Vila Guarnieri e Colina D onde estão sendo executadas melhorias, que incluem também o desassoreamento das lagoas. Foto Zezinho
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie